29 FEV 2024
SUB-PREFEITURA DIST. DE APARECIDA
PRAÇA DO DISTRITO DE APARECIDA ESTÁ SENDO REVITALIZADA
A Administração Municipal está realizando a revitalização da praça central do distrito de Aparecida “Dom Servilio Conti”; obra que vem sendo executada pela Construtora Holanda Ltda, vencedora do processo licitatório.  O custo total da revitalização da praça será de R$ 747.637,09, sendo R$ 615.073,96 proveniente do Governo do Estado, através do MIT (Município de Interesse Turístico) referente ao ano de 2022 e contrapartida da Prefeitura de R$-132.563,13.
A necessidade de revitalização da praça central do distrito, justifica-se, já que serão feitas diversas melhorias que incluem as calçadas e a acessibilidade, visto que as mesmas foram construídas há mais de 30 anos e na época não obedeciam nenhum tipo de critério ou Norma Técnica vigente, além da recuperação das ruas internas, nova iluminação e ajardinamento.
Além disso, esta praça pública está localizada em um dos pontos turísticos mais famosos e visitados de nosso município, onde o turismo religioso é muito difundido no local, em função de abrigar o 2º Santuário em Honra a Nossa Senhora Aparecida no país.
A revitalização da praça no Distrito foi iniciada pela substituição das calçadas ao redor da mesma.
Na revitalização da Praça “Dom Servilio Conti” estão programados os seguintes serviços a serem executados:

PISOS
Calçada: está sendo realizada a regularização da base e a execução do piso em concreto com espessura de 7cm para as calçadas junto ao meio fio. Nas áreas da academia ar livre, playground, áreas de convivência e ao redor da igreja será executado piso em concreto polido mecanicamente, com espessura de 10cm (composto de tela soldada e lastro de brita);
Pavimento: em lajota na área próxima à entrada da igreja e próximo ao coreto, visando a melhor absorção de água.
Pavimento asfáltico: recapeamento de 1.313,55 m² nas ruas internas da praça.

CORETO
A cobertura do Coreto será em telha cerâmica do tipo romana com estrutura sendo executada em madeira de boa qualidade. O telhado será construído conforme especificações de fabricante da telha.

PINTURA
Será empregada tinta acrílica nas paredes internas e externas, de cor a ser definida;
As esquadrias de madeira receberão pintura em verniz.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Serão retiradas as luminárias existentes, substituídas por conjunto de iluminação em LED.

PAISAGISMO
Limpeza e regularização de áreas para ajardinamento;
Plantio de placas de grama-batatais nas áreas ajardinadas.
Plantio de árvores ornamentais: Pata de vaca, ipê-amarelo, areca – bambu, ipê-roxo e manacá da serra.
Plantio de arbustos azaleia para ornamentação das áreas verdes;
Manutenção, limpeza e poda de árvores e arbustos existentes;

EQUIPAMENTOS E PERGOLADO
Instalação de bancos em concreto pré-moldado;
Instalação de mesas em aço inoxidável;
Instalação de poste em aço galvanizado com luminárias na academia ao ar livre;
Instalação de nova iluminação da praça em LED;
Instalação de equipamentos para academia ao ar livre;
Execução de pergolado na passagem central da praça para embelezamento e equilíbrio da vegetação que será plantada