18 DEZ 2023
CURTA!EDUCAÇÃO GANHA ADESÃO DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA
O  ano de 2023 na Educação de São Manuel, SP, foi marcado por uma integração inovadora entre cultura, educação e tecnologia. A parceria estabelecida entre o município e a plataforma de streaming Curta!Educação impulsionou a convergência entre o audiovisual e a pedagogia, transformando positivamente o ambiente educacional.
A plataforma, agora integrada em todas as escolas da rede municipal, abrange uma seleção do seu catálogo voltada para a educação infantil e o ensino fundamental 1. Sob a gestão do Instituto Tamanduá Cultural, o Curta!Educação oferece mais de 2 mil filmes e episódios de séries, todos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordando temas de todos os níveis de ensino e áreas do conhecimento.
Para promover o uso efetivo da plataforma, foram realizadas oficinas e o concurso "Procura-se Professor Autor". Os resultados foram surpreendentes: 1.374 alunos, de um total de 3.000, assistiram a pelo menos um dos 48 filmes utilizados em projetos pedagógicos conduzidos por 154 professores, representando metade do corpo docente.
Além disso, 74 relatos de experiências com os filmes foram compartilhados pelos professores no "Banco de Relatos de Uso" da rede colaborativa nacional, destacando as práticas pedagógicas inovadoras.
Os professores envolvidos têm a oportunidade de concorrer a três prêmios no concurso "Melhor Relato do Professor-Autor", que serão anunciados em uma cerimônia no início do próximo semestre letivo. As categorias incluem educação infantil, 1º e 2º ano, e 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Além de diplomas, os vencedores serão agraciados com troféus personalizados e caixinhas de som, reconhecendo não apenas o empenho, mas também a qualidade das experiências compartilhadas.
Para obter mais informações sobre o projeto e suas iniciativas, acesse saomanuel.curtaedu.org.br.
O Prefeito Ricardo Salaro, destaca que a plataforma "amplifica a troca de experiências e boas práticas, estimulando um processo de ensino mais moderno e alinhado às expectativas das novas gerações".
Elys Pacheco, Diretora de Educação, destaca a iniciativa como uma união proveitosa entre educação, entretenimento e estratégias que otimizam o uso do audiovisual no ensino e aprendizagem.
"Os professores têm utilizado o Curta!Educação como complemento às aulas, projetos e para a consolidação das habilidades trabalhadas em sala de aula. Por meio dessa ferramenta, é possível enriquecer as atividades educativas, proporcionando uma experiência mais dinâmica e interativa para os alunos", afirma Elys.

Sobre o Curta!
O Curta!Educação, pioneiro na organização de uma rede colaborativa web 2.0 de professores em torno do uso do audiovisual na educação, teve um impacto significativo no cenário educacional brasileiro. Entre os anos de 2007 e 2012, com o patrocínio da Petrobras, disponibilizou mais de 600 filmes de curta-metragem brasileiros e 1.200 planos de aula, impactando mais de 60 mil educadores cadastrados de 27 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 15 milhões de alunos matriculados, o que representa 33% de todo o alunato nacional na educação básica.

Fonte: Revista Educação