22 MAR 2024
CLUBE DA MATA MINISTRA CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Foto Noticia Principal Grande
Fotos tiradas na Fazenda Experimental da Unesp em São Manuel no dia 20/03/24 durante a realização das atividades prática do curso de formação de professores. Fonte: Arquivo Clube da Mata e Diretoria de Educação de São Manuel.
O projeto "Clube da Mata" é uma iniciativa significativa que promove a formação de professores da rede municipal de São Manuel com foco na Educação Ambiental. Desenvolvido em parceria entre a Unesp (Universidade Estadual Paulista) por meio do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) e da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), juntamente com a Diretoria da Educação de São Manuel, o projeto tem como objetivo capacitar os educadores para que possam integrar práticas ambientais em suas atividades educativas com os alunos.

A nova edição do projeto, que ocorre em 2024, visa aprimorar o ensino ambiental nas escolas locais. O curso é direcionado especificamente para professores do terceiro ano do ensino fundamental, os quais terão a oportunidade de realizar aulas práticas com seus alunos.

As atividades teórico-práticas do curso tiveram início no dia 20 de março de 2024, na Fazenda Experimental da Unesp, com dois grupos de professores, um pela manhã e outro à tarde. O dia começou com a recepção dos cursistas pelos monitores do "Clube da Mata", seguido por um café da manhã e roda de conversas entre os professores para troca de experiências.

Além disso, está prevista uma trilha sensorial na fazenda para os professores no dia 27 de março de 2024, com o objetivo de proporcionar uma experiência mais imersiva e prática sobre a relação entre os seres humanos e a natureza.

O projeto é coordenado pelas professoras da Unesp Maria de Lourdes Spazziani, Renata Cristina Batista Fonseca e Nijima Novello Rumenos. É financiado pela Administração Municipal com o poio da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF). O "Clube da Mata" conta com o apoio de diversas instâncias da Unesp, incluindo o Instituto de Biociências (IBB), a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), a Pró-Reitoria de Extensão (PROEC) e as Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE). Essa colaboração multidisciplinar é fundamental para o sucesso e a continuidade do projeto.