29 AGO 2023
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
EDUCAÇÃO
ESCOLAS MUNICIPAIS VENCEDORAS DA 1º GINCANA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE VISITAM A COOPERCUESTA
Nesta segunda-feira, 28, os alunos do 5º A da escola EMEF “Prof. Zigomar Augusto”; 5º B da escola EMEF “Ida Innocenti Luizetto” e 5º C da escola “EMEF Milton Monti”, visitaram a Cooperativa Prata da Cuesta Sustentável (Coopercuesta), localizada no bairro rural Boa Vista do Rio Claro, como premiação recebida da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, da 1º gincana da Semana do Meio Ambiente.
O Presidente da Cooperativa e agricultor, Luís Carlos Josepetti Bassetto, recepcionou os alunos com café da manhã. Em seguida, foi visitada a lavoura de café orgânico e o terreirão de café, explicando-se o seu manejo, processos de colheita e da importância dos cuidados necessários para a seleção dos grãos e manutenção da qualidade.
Também apreciaram os cuidados com as vacas produtoras de leite e do destino dos resíduos orgânicos, que, posteriormente, serão utilizados em forma de fertilizantes orgânicos nas plantações de café, mantendo a sustentabilidade local.
Os alunos puderam entender a origem dos alimentos, a importância dos agricultores familiares e como produzir sem agredir o Meio Ambiente.