07 OUT 2022
PROMOÇÃO SOCIAL
SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO
INAUGURADA A NOVA SEDE DA DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER DE SÃO MANUEL
Nesta sexta, 07, foi inaugurada a nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Manuel. Sob a direção da delegada Ana Carolina de Brito, a nova instalação vai garantir mais segurança e qualidade de vida às mulheres, crianças, adolescentes e idosos do município.
Na cerimônia, estiveram presentes diretores municipais, o vereador Antonio Benetti Jr., integrantes da Polícia Civil e Militar, Guarda Civil Municipal, Patrulha Maria da Penha, representantes da OAB, de entidades do município e da imprensa local, que acompanharam o descerramento da placa do novo prédio que fica na Rua 07 de Setembro, número 649, na região Central.
Como foi citado pela delagada, Dra. Ana Carolina, a DDM contou com importantíssimo apoio do Delegado Seccional, Dr. Lourenço Talamonte Neto e do Chefe de Investigação Geral da Delegacia de Polícia de São Manuel, o Policial Marcelo Alexandre Ribeiro Ferreira. O prédio agora conta com recepção, sala da escrivã e dos investigadores. Com destaque para a ampliação do espaço que será utilizado para palestras e ações para público e criação do espaço infantil, com brinquedoteca e atividades para que as mulheres possam trazer seus filhos durante os atendimentos, que ocorrerão de segunda à sexta das 08h às 18h.
A delegacia implantou o Projeto Lilás, que busca desenvolver ações para coibir a violência doméstica e evitar a reincidência, além de trabalhar o agressor e fornecer às vítimas toda a assistência necessária para romper com o ciclo da violência. “A cor lilás representa transformação e, com o nosso trabalho, pretendemos promover isso para as mulheres que serão atendidas aqui”, discursou a delegada Ana Carolina.
Através deste projeto, foi possível trazer uma inovação para São Manuel. O “OAB por Elas”, uma iniciativa que vai disponibilizar advogados para atender as vítimas de violência e instruir sobre seus direitos diante das demandas. Estes atendimentos serão feitos de segunda à sexta, das 09h às 12h e das 13h às 17h de forma presencial. E nas terça, quarta e quinta-feira, serão realizados de forma online.
Edilaine de Gois Tedeschi, Presidente da Comissão da Mulher na OAB, comentou sobre a importância da integração dos serviços jurídicos dentro dos atendimentos na DDM. “A partir do momento que a vítima chega na Delegacia, é necessário adotar uma escuta ativa. Ouvir a vítima e a acolher, instruir e incentivar, para que ela saiba que ela não está sozinha e que ela não é culpada, e sim vítima. Essa integração é importante para que ela saiba seus direitos e como recorrer a eles”.
A Promotora de Justiça, Dra. Vivian Corrêa Castro Ayres, expôs que a expectativa com a nova sede é para que sejam implementadas novas políticas eficientes e eficazes para que a população tenha acesso a serviços de segurança com qualidade. “O nosso objetivo é otimizar o atendimento prestado às mulheres, crianças e idosos, tanto no âmbito penal, quanto legislativo e judiciário. Alcançando a capacitação da mulher e seu acompanhamento psicológico”, comentou ela.
Mas os projetos não param por aí. Durante a cerimônia foram expostos novos projetos que integrarão os trabalhos da Delegacia. Um deles é a parceria com o Grupo dos Voluntários da Ajuda ao Portador de Câncer, que dará às atendidas um curso de culinária no Projeto Cozinha Acolhedora, para que elas tenham uma oportunidade de ter uma renda.
Outra parceria firmada foi com a Rede Accor, através do Programa Acolhe, que possibilita que mulheres em situação de violência e até 3 de seus filhos menores, se abriguem temporariamente em hotéis da rede Accor, para os trâmites jurídicos e penais. Além disso, a Delegacia de Defesa da Mulher de São Manuel pretende realizar palestras e conscientizações para a população e também para os agressores, para que eles possam ser reeducados e reinseridos no ambiente familiar.
Para o prefeito Ricardo Salaro, a inauguração da DDM é uma vitória para as mulheres que ainda sofrem com a violência doméstica. “Mesmo orgulhosos por tudo que já fizemos até aqui, nós ainda não estamos satisfeitos, estamos finalizando o convênio com a Casa da Mulher, que será uma extensão para o projeto Lilás, para que o bem-estar da mulher e da família sejam cada vez mais respeitados em São Manuel”.

Delegacia da Mulher
Rua 07 de Setembro, número 649, Centro
Segunda à sexta das 08h às 18h

OAB por Elas
Rua 07 de Setembro, número 649, Centro
Segunda à sexta, das 09h às 12h e das 13h às 17h – presencial
Terça, quarta e quinta-feira -  online.