09 ABR 2021
SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO
EQUIPES DA PREFEITURA DE SÃO MANUEL COM APOIO DA GCM E POLICIA CIVIL FECHAM CASA DE REPOUSO CLANDESTINA.

Duas pessoas foram presas em flagrante

Na manhã desta sexta-feira (9), equipes da Guarda Civil Municipal, em conjunto com servidores da Prefeitura Municipal de São Manuel, através da Diretoria da Promoção Social, Vigilância Sanitária, CREAS e Polícia Civil, fecharam uma Casa de Repouso que estava funcionando de maneira clandestina no bairro Catâneo Ângelo.

Através de denúncias anônimas feitas diretamente à diretora de Promoção Social do Município, Lilian Tedesco Fusco, foi planejada uma operação para que fosse averiguada as informações e na manhã desta sexta-feira (09) as equipes se deslocaram até o local informado.

Em uma chácara alugada, os agentes constataram várias construções adaptadas com muitos cômodos transformados em quartos pequenos e todos continham grades nas portas, colchões finos e inadequados e apenas um banheiro.

Os agentes localizaram seis idosos, sendo 5 homens e 1 mulher, alguns com prótese nas pernas e cadeirantes em situação precária. Um dos idosos relatou que era proibido de sair e fazia suas necessidades num balde fornecido pelos responsáveis do local, outros informaram que as refeições eram poucas e sequer jantavam, os banhos eram tomados somente a cada três dias e não havia nenhuma assistência médica.

Um dos idosos, muito emocionado, disse que vivia num verdadeiro inferno e agradeceu o empenho dos policiais e dos agentes municipais. A perícia técnica também foi acionada e compareceu ao local.

Diante dos fatos e da constatação de maus tratos e situação irregular do local, foi dada voz de prisão aos responsáveis, sendo duas pessoas, uma de São Manuel e outra de Pardinho, que foram conduzidas a Delegacia de Polícia onde, após tomar ciência dos fatos, a autoridade policial Dra. Michela Ragazzi ratificou a prisão em flagrante, sendo os indiciados encaminhados às cadeias públicas de Itatinga e Cesário Lange.

Todos os idosos passaram pelo Hospital local para atendimento médico e passam bem, sendo posteriormente recolhidos pela Pousada da Colina.

Participaram da operação: Polícia Civil de São Manuel, através dos policiais Renata, André e Guiari; equipes da GCM de São Manuel, através dos Gcms Simone e Luciano (Patrulha Maria da Penha) e Gcms Aline e Souza; do CREAS, a assistente social Maira e Renato Bragiato, da Diretoria de Saúde, a assistente social Núbia de Souza, e da Vigilância Sanitária: Ediuilson Ferreira e Luís  Renato de Barros da Silva.