06 MAR 2024
GABINETE
SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO
REALIZADA A 1ª. CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA NO MUNICÍPIO
A Administração Municipal, através da Diretoria de Segurança Pública, comandada por Dr. Adjair de Campos, realizou na tarde do último dia 5, na sede do CCI- Centro de Convivência do Idoso, a 1ª. Conferência Municipal de Segurança Pública.
A 1ª. Conferência Municipal de Segurança Pública teve como objetivo promover um fórum de discussão interdisciplinar, onde os cidadãos, as autoridades e os agentes de segurança puderam colaborar na análise crítica das dinâmicas sociais que influenciam diretamente na segurança de nossa população.
As palestras realizadas almejaram promover a construção coletiva de conhecimento e formulação de políticas públicas, que atendam às necessidades da comunidade, pautadas pela ética, pela justiça social e pelo respeito aos direitos humanos.
Durante a Conferência, foram discutidos pelos ilustres palestrantes quatro eixos, sendo:
1 - Noções sobre o sistema de justiça e a função da guarda municipal, que contou com a participação do Juiz de Direito da 1ª. Vara da Comarca da cidade, Dr. João Gabriel Cemim Marques;
2 - Violência doméstica e Lei Maria da Penha, que contou com as participações da Promotora de Justiça da 1ª. Promotoria da Comarca, Dr. Vivian Correa de Castro Ayres, e da Coordenadora da Comissão da Mulher, advogada da OAB de São Manuel, Dr. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi;
3- Integração entre as forças de segurança no município, que contou com as participações do Delegado de Polícia da Delegacia de Investigações Gerais de Botucatu, Dr. Luís Fernando Pompermayer Ayres, do Comandante da 2ª. Companhia da Polícia Militar de São Manuel, Capitão Anderson Willian Mariotto, e da Comandante da Guarda Civil Municipal de São Manuel, Simone Cristina Parenti da Silva.
4- Transformação da segurança em São Manuel e atribuições do Corpo de Bombeiros, que contou com as participações do Comandante do 5º Sub-grupamento de Bombeiros de Botucatu, Capitão PM Edson Winckler Filho e do prefeito municipal Ricardo Salaro Neto, sendo o enceramento da Conferência realizado pelo Diretor de Segurança Pública, Dr. Adjair de Campos.
Além das autoridades palestrantes, estiveram presentes ao evento a vice-prefeita Márcia de Oliveira, PM Aníbal Bruno Magorbo (Sargento Policia Ambiental de Botucatu), Pedro Henrique Martins Bragatto (Presidente Rotary Club São Manuel), diretores municipais da Administração, Tácio Bertozo (Administração), Lilian Fusco (Promoção Social), Jo Fuim (Gabinete), Patrícia Rossanesi (Saúde) e Tony Forti (Comunicação), GCMs das cidades de Itatinga, Botucatu, Lençóis Paulista, Pratânia e São Manuel, entidades do Terceiro Setor, Miriam Roveres Coordenadora do CRAS e Presidente do CMDCA, servidores municipais e demais convidados da sociedade civil.
O evento contou ainda com a participação do grupo de dança “Celia Zenir” do Serviço de Fortalecimento de Vínculos vinculado à Diretoria Municipal da Promoção Social, em homenagem às mulheres, pela comemoração no próximo dia 8 de março do “Dia Internacional da Mulher”.