03 MAR 2021
SAÚDE
SÃO MANUEL PARTICIPARÁ DE CONSÓRCIO FORMADO POR MUNICÍPIOS PARA COMPRA DE VACINAS

Iniciativa foi lançada na última segunda-feira por cerca de 300 prefeitos

O consórcio de municípios para compra de vacinas contra a covid-19 já teve manifestação de interesse de 649 prefeituras, segundo a lista divulgada hoje (3) pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP). A iniciativa foi lançada na última segunda-feira (1º) em uma reunião com cerca de 300 prefeitos.

As administrações municipais podem assinar o termo de intenção do consórcio até a próxima sexta-feira (5). A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras.

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.

Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.

“Resolvemos aderir ao Consórcio e comprar, se for o caso, a vacina, se o governo federal e o estadual não forem capazes de dar celeridade ao envio das doses. A vacinação em massa da população é a única garantia de que poderemos controlar essa pandemia, que infelizmente, diariamente está levando a óbito, milhares de pessoas”, disse o prefeito Salaro.

Fonte: Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo