17 JUL 2020
OS “ANJOS” DA UTI DO HOSPITAL DE SÃO MANUEL

A última vez que o hospital local contou com os serviços de uma UTI  foi no ano de 1996, ou seja, a 24 anos atrás.

O retorno de seu funcionamento parecia um sonho distante, mas com a pandemia do novo coronavirus a Administração Municipal, em parceria com a diretoria do hospital local conseguiu montar inicialmente, com os respiradores disponíveis, 3 leitos para atendimento na UTI, cujas dependências passaram por reforma e adaptações, que foram aprovadas e elogiadas pela Vigilância Sanitária Estadual; inclusive os 9 leitos de enfermaria Covid-19.

Além da Unidade Gripal e o Pronto Socorro que tem equipe médica exclusiva para os atendimentos, também foi necessária a contratação de médicos para atendimento na UTI montada.  De 3 leitos, com a doação de mais 2 respiradores à Prefeitura pelo Governo do Estado, através da interferência do deputado Fernando Cury, os leitos disponibilizados de UTI passaram a ser 5 e já vem sendo utilizados pela população de São Manuel e das cidades de Areiópolis e Pratânia.

Os médicos exclusivos que atendem na UTI, os casos de COVID-19, são doutores Edelson e Fabiana Beling, que seguem os protocolos de atendimento referência, aplicados na Unesp e ainda no hospital Alberto Einstein de São Paulo.

O casal de médicos, que cuida dos nossos pacientes na UTI com carinho e profissionalismo, está residindo em São Manuel e fizeram questão de elogiar as condições de trabalho proporcionadas, através da parceria hospital coma Diretoria Municipal de Saúde.

São os “anjos” da UTI, que trabalham incansavelmente para salvar vidas e o trabalho é sempre recompensado, quando um paciente consegue se recuperar e voltar para a casa.