A Diretoria Municipal de Saúde, através da sua equipe de Controle de Zoonoses, totalizou
3.511 casos positivos de Dengue até a sexta-feira (dia 10) da semana passada, sendo 3.413 autóctones (originários da região) e 98 importados. Além disso, foram registrados 1.245 casos que foram testados e apresentaram resultados negativos. Infelizmente, na última semana foi registrado o primeiro óbito por dengue no município ocorrido.
O bairro com maior incidência é a Vila São Geraldo, com 433 casos positivos, (sendo 428 autóctones e 5 importados) seguido pela Santa Mônica com 425 casos autóctones, Centro com 342 casos também autóctones e 17 importados e, Vila Rica com 332 casos autóctones e 10 importados.
A equipe da vigilância epidemiológica municipal continua aderindo às diretrizes estabelecidas pelo protocolo da vigilância estadual:
- realização de visitas às residências afetadas
- aplicação de nebulizações quando necessário, especialmente em ações de bloqueio nos casos positivos
- promoção de atividades educativas em escolas, residências e outros espaços
- controle de criadouros do mosquito transmissor
- avaliação da densidade larvária e notificação de casos.
Você pode consultar nos gráficos a distribuição da incidência de casos positivos de Dengue na cidade no
quadro anexo.
Confira as dicas para prevenção da dengue:
- Utilize repelente
Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele.
- Cubra a maior parte do corpo, quando possível
O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, sendo importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo.
- Elimine focos de água parada
Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
- Coloque telas em janelas e portas
Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
- Aplique inseticidas e larvicidas
Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados. Se você perceber a presença de mosquitos em qualquer espaço, é importante que a equipe de Controle de Zoonoses seja avisada da localização exata, para que possa atuar pontualmente no local.