No dia 13 de maio de 2024, duas importantes ações de conscientização sobre o abuso infantil foram realizadas nas unidades de saúde “Dr. Raphael” e ESF São Geraldo, com o objetivo de orientar a comunidade em geral sobre como prevenir e agir diante de casos de abuso sexual em crianças e adolescentes.
Na Sala de Espera da unidade Dr. Raphael, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) Eliana, Patrícia e Elisângela realizaram atividades educativas e distribuíram materiais informativos sobre o tema. O foco da ação foi destacar a importância de se estar atento aos sinais de abuso infantil e de como denunciar casos suspeitos. A comunidade foi informada sobre a gravidade do problema e orientada a buscar ajuda profissional caso suspeitem de abuso.
Já na ESF São Geraldo, a responsável Jackeline Piovan liderou a ação "Abuso sexual na criança e adolescente", na qual foram abordadas questões como o papel dos pais na prevenção do abuso e como dialogar com a criança em caso de suspeitas. A importância de procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo ou o Conselho Tutelar em situações de vulnerabilidade também foi destacada.
Ambas as ações visaram sensibilizar a comunidade para a gravidade do abuso infantil e a importância de estar atento a possíveis casos, promovendo a prevenção e o combate a essa forma de violência. É fundamental que a sociedade se una nessa causa, protegendo e zelando pelo bem-estar das crianças e adolescentes em nossa comunidade.
Fonte: Diretoria Municipal de Saúde