17 AGO 2021
FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL SINTRÓPICA 2021
Este é um curso de formação para professores da educação básica realizado pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Câmpus Botucatu, Instituto de Biociências (IBB) e Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) em parceria com o Instituto Noosfera e com financiamento da FAPESP como parte de projeto de pesquisa “Educação Ambiental Sintrópica em escolas públicas do Interior do Estado de São Paulo: uma proposta de pesquisa ação e estímulo ao voluntariado”.

O curso terá um total de 80 horas distribuídas em aulas teóricas-práticas e desenvolvimento de projetos coletivos de intervenção nas escolas, com certificação de Curso de Difusão Cultural pela UNESP. Participarão professores e profissionais da educação básica das escolas públicas municipais de São Manuel e de Arealva que são parceiras no referido projeto.

Este projeto de Educação Ambiental Sintrópica -EAS ocorre desde maio de 2020, com foco na reconstrução da realidade ambiental por meio da desconstrução de paradigmas dominantes e promoção de diálogos produtivos entre as várias ciências, na busca de uma análise da dinâmica dos sistemas ambientais - envolvendo as seguintes temáticas: Educação em Saúde; Segurança Alimentar e Nutricional; e Ciência-Cidadã.

Como princípio, leva-se em conta que o homem é um ser reflexivo e, por meio de processos educativos interativos, refletirá profundamente sobre suas ações e as dos outros, suas consequências e os rumos que podem ser tomados. O processo educativo socioambiental contribui na transformação da relação ser humano, natureza e sociedade, e seus reflexos na qualidade da formação e da atuação escolar e sócio-afetiva dos estudantes e docentes das escolas públicas participantes, assim como dos acadêmicos envolvidos. O processo da pesquisa está fundamentado na pesquisa-ação e inclui análise do contexto, do processo e das perspectivas de futuro.

Nesta etapa, o programa de formação para os professores da Rede Municipal de Ensino de Arealva e São Manuel é parte fundamental na melhoria do ensino público dos municípios atendidos pelo projeto.

O termo Sintropia, o qual está sendo incorporado à Educação Ambiental, diz respeito à ‘girar juntos’, sendo assim um enfoque transdisciplinar faz-se necessário, salientando as interfaces dos temas abordados com a Educação Ambiental e Regeneração Humana e Biosférica.

As aulas teórico-práticas, equivalente a 44 horas do curso, ocorrerão pelo Meet do Google e parte na Fazenda Experimental da UNESP em São Manuel. As 36 horas restantes do processo formativo será realizado nas próprias escolas, por meio de projetos de intervenção socioambientais elaborados pelo conjunto de professores para 1o semestre de 2022.

Mais detalhes sobre o Curso acesse: https://www.facebook.com/201937193911559/posts/1009604446478159/
Equipe do Projeto.