12 JUL 2021
ADMINISTRAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL ATUALIZA MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO

A Prefeitura Municipal de São Manuel estipulou novas regras e procedimentos administrativos específicos para avaliação de servidor em período de estágio probatório. A fim de orientar sobre o novo método e esclarecer dúvidas dos diretores e chefes de setores responsáveis por avaliarem os servidores, a Comissão de Avaliação do Estágio Probatório realizou palestras durante o mês de junho no Teatro Municipal.

De acordo com a nova regulamentação (Decreto Municipal nº 3824/2021), o servidor que estiver em período de estágio probatório será submetido a um processo de avaliação de desempenho de acordo com critérios de assiduidade, capacidade de iniciativa, disciplina, produtividade e responsabilidade. Cada critério será avaliado individualmente e conceituado como “plenamente satisfatório”, “satisfatório”, “parcialmente satisfatório” e “insatisfatório”, que irá resultar em uma pontuação que definirá se o servidor será declarado efetivo no quadro de servidores da Prefeitura ou exonerado do cargo.

A avaliação periódica e individual de desempenho é realizada a cada seis meses, durante um período de três anos, e serve como requisito para a estabilidade no serviço público com a finalidade de contribuir para a eficiência e qualidade dos serviços prestados aos munícipes, bem como verificar se o servidor apresenta condições para o exercício do cargo.