18 DEZ 2023
PROMOÇÃO SOCIAL
CURSO PARA GESTANTES É REALIZADO NOS BAIRROS PELA PROMOÇÃO SOCIAL
A Diretoria Municipal da Promoção Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com o Senac, desenvolveu um curso para gestantes dos bairros Vila Rica e São Geraldo, que buscou fortalecer os vínculos entre mãe e filho e reconhecer as transformações e desafios da gestação após as mudanças de estilo de vida dos pais com a chegada do bebê.
A Assistente Social Adriana Passareli, técnica de Referência do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, acompanhando o grupo e as orientações realizadas pelas técnicas do SENAC Monique, Aimê, passou informações as gestantes sobre seus direitos, bem como sobre a importância da atualização do cadastro único após o nascimento do bebê e ao acompanhamento durante o período de vulnerabilidade.
A Gestação é um dos momentos mais inesquecíveis para a mulher, pois diversas transformações ocorrem nesta fase e ao descobrir que está esperando um bebê, a mãe tem sensações como emoção e ansiedade, necessitando do apoio da família.
O curso enfatizou para além dos cuidados, à maneira do brincar e
cuidar, pois é brincando com o bebê que as habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais são adquiridas, aproveitando os
momentos com as trocas de fraldas, banho e amamentação para buscar e realizar o contato com o bebê; momento único de amor e fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.
As gestantes foram selecionadas em parceria com a Diretoria Municipal da Saúde e contou com o apoio das enfermeiras Jessica Verli e Jaqueline Piovan das Unidades de Saúde referências dos bairros atendidos.