10 JUL 2023
GESTÃO E SERVIÇOS
ARTERIS VIAPAULISTA INCIA OBRA DE PASSARELA PARA PEDESTRE EM SÃO MANUEL
A Arteris ViaPaulista iniciou as obras de ampliação de uma passarela de travessia de pedestres, na altura do km 203+177m da SP-255 (Rodovia Deputado João Lázaro de Almeida Prado). no poerímetro urbano de São Manuel. O equipamento será responsável por fazer a interligação entre os bairros próximos ao local, como o Jardim Santa Mônica e Vila Oitis, no sentido Ribeirão-Paraná. E no sentido contrário o bairro Hélio Aguiar. Nas proximidades há, ainda, o Distrito Industrial e alguns conjuntos habitacionais.
A obra integra o cronograma de investimento da concessionária e está alinhada ao PRA - Plano de Redução de Acidentes-, que tem como meta a diminuição em 67% dos casos de acidentes envolvendo atropelamento em todo trecho até 2030. Proporcionará, ainda, mais segurança e conforto aos usuários.
Os trabalhos estão sendo iniciados no local, com a instalação do canteiro de obras e contêineres da área de convivência. O investimento é de aproximadamente R$1,8milhão e a passarela está de acordo com as normas vigentes de acessibilidade para portadores de deficiência visual e com deficiências relacionadas à locomoção.
A estrutura será de concreto, com aço e contará com tela de proteção; iluminação com lâmpadas de led; guia rebaixada; piso tátil e rampa de acesso com corrimão. A travessia ficará seis metros de altura em relação à pista, terá 39,8 metros de extensão e rampas de 44,18 metros.
A conclusão do equipamento está prevista para novembro de 2023. Ao longo da concessão, está programada a implantação de 39 novas passarelas.
Vale destacar que, em 2020, foram entregues duas passarelas no trecho de Igaraçu de Tietê; em 2021, foram remodeladas passarelas em Franca e Araraquara e, em maio de 2023, foi inaugurada uma nova travessia no perímetro urbano da SP-304, em Jaú.