06 JUL 2023
TIRO DE GUERRA PODERÁ VOLTAR A FUNCIONAR EM SÃO MANUEL
O prefeito Ricardo Salaro acompanhado dos Diretores Municipais Edinho Baptistão (Indústria e Comércio), Adilson Vasconcelos (Obras) e Tony Forti (Comunicação) recebeu na manhã desta quinta-feira (6) a visita do Coronel Amaral Peixoto, do Major Cantanhêde, do Sargento Caludomir e do instrutor chefe do Tiro de Guerra de Botucatu, (TG 02-048) Subtenente Jonatan, que vieram inspecionar as futuras instalações onde o Tiro de Guerra poderá vir a voltar a funcionar no Município.
O prédio visitado denominado de “Major Mário Tiozzo”, fica localizado na Avenida Comendador Luis Fittipaldi, que no passado já abrigou o Tiro de Guerra que funcionava na cidade, cujas atividades foram encerradas em 1º de janeiro de 2006. O Tiro de Guerra fora instalado em nosso Município no ano de 1928.
O convênio de cooperação entre a Prefeitura e o Exército Brasileiro divide responsabilidades: o Município entra com o prédio, material de expediente, secretária e zelador; o Exército oferece o instrutor, armamento e uniformes.
No ano de 1990, o Tiro de Guerra também teve suas atividades suspensas no Município por não possuir um espaço adequado, que oferecesse segurança à população e até para os atiradores, mesmo funcionando em sede própria, instalada na Rua Epitácio Pessoa.
Após um período inativo (de 1990 até 1998), o TG foi reaberto, fazendo com que os jovens são-manuelenses não mais precisassem viajar até a cidade de Lins para prestar o serviço militar.
Em 1º de janeiro de 2006, o prefeito da época solicitou via ofício encaminhado ao Exército Brasileiro, através do Comando Militar do Sudoeste em São Paulo, a desativação do Tiro de Guerra 02-039 de São Manuel, na época, considerado o mais antigo em atividade no Brasil.
O pedido se fez pela rescisão do convenio nº 9900700 de 27 de outubro de 1999 e a justificativa apresentada para a desativação fora que, as despesas com o funcionamento e a manutenção, estariam sendo caras para o Município.

Reabertura do Tiro de Guerra
O prefeito Ricardo Salaro iniciou o processo de reabertura do Tiro de Guerra em São Manuel, no ano de 2019, onde as tratativas junto ao Exército Brasileiro estavam bem adiantadas, mas com a pandemia da Covid-19, o processo sofreu paralização.
No final do mês de junho, o prefeito Salaro, acompanhado do diretor Edinho Baptistão, esteve em São Paulo, visitando o Comando da Segunda Região Militar, avançando nas tratativas para a reativação do TG em São Manuel.
Na oportunidade, foi recebido pelo Comandante da 2ª. Região Militar, o General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, o Coronel Amaral Peixoto, o Coronel Obregan e o Major Cantanhêde, onde ficou agendada uma visita de inspeção no local onde poderá vir a voltar a funcionar o TG novamente no Município, o que acabou ocorrendo na manhã desta quinta-feira (7).
 “O Tiro de Guerra é uma escola de civismo e cidadania que tem como objetivo estreitar laços de amizade, companheirismo e lealdade e mais importante ainda, forma cidadãos para a sociedade onde os valores morais adquiridos por aqueles que o servem, são inestimáveis; isto tudo sem causar nenhum prejuízo ao estudo e ao trabalho executado por cada um deles”, disse Salaro.
A reunião foi considerada proveitosa pelas partes e a expectativa é que o processo de reativação seja apreciado pelo Alto Comando do Exército em Brasília, dentro de pouco tempo. O local visitado recebeu aceno positivo da comitiva do Exército presente e o prefeito Ricardo Salaro, se comprometeu em realizar as adaptações que serão necessárias no prédio, para que o TG possa voltar a funcionar na cidade.