29 JUN 2023
MUSEU RECEBE 1035 VISITANTES APÓS REINAUGURAÇÃO
O Museu Histórico e Pedagógico “Padre Manoel da Nóbrega” conquistou o marco de 1035 visitas em menos de um mês após reinauguração no dia 01 de junho deste ano.
O acervo atraiu munícipes e visitantes para conhecerem o acervo de mais 5700 peças, sendo a mais antiga datada de 1.667. O Museu conta com a Sala da municipalidade, Sala do Folclore, Sala das Armas, Sala da Revolução de 1932, Sala das Moedas e Tonico e Tinoco e Sala das Porcelanas.
“O número nos surpreendeu e nos deixou muito felizes, pois representa a busca dos munícipes por conhecerem um pouco mais da sua história”, comenta o Diretor de Cultura Arnaldo Catalan.
As visitas podem ser feitas de segunda à sexta das 09h às 12h30 e das 14h às 16h30, aos sábados das 09h às 13h e aos domingos das 14h às 18h.

Reforma
Instalado em 25 de março de 1970, através de Decreto do então governador Abreu Sodré, o Museu integra a rede dos museus históricos e pedagógicos do Estado, sendo subordinado ao estabelecido em seu Regulamento e passou por uma ampla reforma foi realizada pela Administração Municipal através das Diretorias de Turismo, Cultura e Obras com recursos do MI-Município de Interesse Turístico do Governo do Estado de São Paulo, pela empresa Amon Construções e Saneamento Ltda e custou R$335.111,76.
Dentro do projeto de reforma do importante prédio público que recebe a visitação de inúmeras pessoas foram realizadas: recuperação de áreas como piso, rodapés, forros; instalações elétricas; reparo de infiltrações, pintura externa e interna, restauro das esquadrias de madeiras, substituição de componentes danificados (vidros e maçanetas), reforço estrutural das escadas, adequação de piso e banheiro, construção de rampas de acessibilidade com colocação de corrimão, construção de calçada externa, substituição do telhado, dentre outros.
O Museu Municipal desde a sua fundação nos anos 70, não havia recebido nenhuma reforma ou restauração, que pudesse recuperar as suas instalações, que abrigam um rico acervo histórico do Município.