17 FEV 2023
ALUNOS DA ESCOLA AUGUSTO REIS PASSARÃO A TER AULAS PRESENCIAIS NO IMES
A Prefeitura de São Manuel através da Diretoria de Educação, informa que os alunos da EMEF “Dr. Augusto Reis” passarão à ter aulas presenciais prédio do Instituto Municipal de Ensino Superior - IMES. A previsão do início é a partir da próxima quinta-feira, 23 de fevereiro.
O remanejamento dos alunos é necessário, para a execução da reforma no telhado da escola municipal. As obras realizadas no telhado foram concluídas, mas diante da necessidade da recuperação das paredes, parte do forro e do piso de madeira que foram ainda mais danificados pela águas das últimas chuvas, não é possível que as dependências internas da escola sejam utilizadas.
Em reunião nesta quinta (16), com os pais dos 380 alunos da unidade escolar, o Diretor de Educação, Beto Saglietti,  apresentou como solução transferência funcionamento da escola para as dependências do IMES, para que as aulas possam voltar de forma presencial.
Para os alunos que optarem pelo retorno as aulas presenciais nas dependências do IMES, será fornecido todo o aparato necessário, como transporte, merenda, dentre outros.  Os alunos que serão transportados nos ônibus escolares terão como ponto de embarque e desembarque, a própria EMEF “Dr. Augusto Reis”, não modificando dessa forma a logística que os pais terão que se deslocar para levarem e buscarem seus filhos para assistir as aulas presenciais.
Aqueles pais que não aceitarem a opção de seus filhos frequentarem as aulas no IMES, poderão acompanhar de forma remota ou ainda retirarem o material didático que será oferecido na escola.

Entenda o caso

A Prefeitura de São Manuel através da Diretoria de Educação, conseguiu a liberação para executar uma reforma no telhado da EMEF “Dr. Augusto Reis”. A autorização demorou mais de dois anos para ser liberada junto ao Condephaat e, por se tratar de um prédio pertencente ao Governo do Estado tombado como patrimônio histórico do Município nenhuma obra poderia ser feita sem a aprovação prévia.
Depois de muita insistência junto ao Condephaat - Conselho formado por representantes de diversas entidades que deliberam sobre os processos relativos ao patrimônio cultural do Estado de São Paulo - a Diretoria Municipal de Educação conseguiu a liberação.
Na unidade escolar foram recolocados 147,83 m2 de telhas tipo francesa/romana, 37,60 metros de calhas e 46,80 metros de rufos, substituição de sarrafos, manta e reforço do madeiramento, a fim de acabar definitivamente com a infiltração das águas das chuvas nas classes de aula e corredores da escola.
Após dois processos licitatórios darem desertos, o último realizado no mês de novembro de 2022, acabou tendo a empresa Willian de Paula Araújo, como vencedora para realização dos serviços de recuperação autorizados no telhado.
Este problema vinha incomodando alunos, professores, funcionários e a direção da escola, prejudicando o bom andamento das aulas e deteriorando parte do piso, forro e paredes, cujo prédio pertence a Secretaria Estadual da Educação.
Os bens tombados não poderão ser destruídos, demolidos ou mutilados, e tampouco serem reparados, pintados ou restaurados, sem a prévia autorização do Conselho.
A reforma do telhado foi iniciada no último mês de janeiro e em virtude das chuvas, os serviços necessários ficaram prejudicados, provocando mais bolor nas paredes nas dependências internas do prédio, danificação do piso de madeira, parte do forro e um forte cheiro de mofo, o que impossibilita o uso das dependências e, assim, a volta das aulas presenciais no local.