24 NOV 2022
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DE SÃO MANUEL HOMENAGEIA “DITINHO DO PATROCINIO”
A semana da Consciência Negra foi realizada entre os dias 15 e 22 de novembro no nosso município. Para comemorar, a Prefeitura de São Manuel ofereceu diversos eventos, entre eles: palestras, shows, workshops e exposições de artes diversas. Além disso, criou Espaço Cultural da Cultura Negra, na Biblioteca Municipal.
Por sugestão e relatos do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, através de seus conselheiros, o Espaço foi nomeado, na forma de homenagem, como Benedito dos Santos, carinhosamente chamado de “Ditinho do Patrocínio”.
Benedito dos Santos nasceu em São Manuel no ano de 1934, filho de Belmira dos Santos, esposo de Santa dos Santos, pai de Marlene dos Santos, que trabalharam com a família de Benedito Polano por mais de 30 anos.
Nas décadas de 60 e 70, já era defensor do movimento negro tendo se tornado Presidente da Sociedade Recreativa José do Patrocínio (Escola de Samba de São Manuel), participando ativamente da cultura são-manuelense.