15 SET 2021
PREFEITO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA “PRÓ SÃO PAULO”, NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES.
O prefeito Ricardo Salaro acompanhado do diretor de Comunicação Tony Forti, esteve na manhã desta 4ª feira (15), no auditório “Ulysses Guimarães”, no Palácio dos Bandeirantes, participando do lançamento do “Pró São Paulo”, maior programa de investimentos da história de São Paulo.

O Governador João Doria participou do lançamento do programa nesta quarta-feira (15) o Pró SP (www.prosp.sp.gov.br ), um programa com estimativa recorde de R$ 47,5 bilhões em investimentos até 2022. O pacote prevê 8 mil obras e geração de 200 mil empregos. Para o próximo ano, o orçamento do Estado prevê investimentos da ordem de R$ 25 bilhões, além de mais R$ 22,5 bilhões que estão sendo ou serão aplicados em 2021.

“É o maior programa de obras da história do Estado de São Paulo. O Pró SP nasce grande, do tamanho de São Paulo e do Brasil, gerando oportunidades, empregos, benefícios e melhor qualidade de vida”, afirmou Doria. “Isso é fazer política pública e social. Gerar benefícios e oportunidades para que todos os municípios de São Paulo tenham desenvolvimento e prosperidade.”

Com o anúncio, o Governo de São Paulo confirma a maior recuperação da capacidade de investimento estadual desde 2015, quando o Estado liquidou R$ 18,5 bilhões em investimentos. Já na comparação aos orçamentos anuais geridos pela atual administração, o salto será de 81% em relação aos R$ 12,4 bilhões de 2020.

No primeiro ano da atual administração, em 2019, o Governo do Estado teve que contornar desequilíbrios orçamentários entre despesas e receitas previstas na gestão antecessora. Já no segundo ano, a pandemia levou o Estado a concentrar a aplicação de verbas prioritárias na área da saúde, o que também se estendeu para o primeiro semestre de 2021.

A renovação do fôlego financeiro para uma retomada robusta de investimentos estaduais é creditada a dois fatores principais. A austeridade na gestão, com otimização de recursos e enxugamento da máquina administrativa, e a aprovação de projetos importantes na Assembleia Legislativa, como a reforma da previdência paulista e o ajuste fiscal estadual.

“São Paulo está de volta porque fez a lição de casa. O Governo do Estado combateu a pandemia, buscou vacinas, fez as reformas necessárias para modernizar e otimizar a gestão em áreas importantes e, agora, recupera a   capacidade de investimento”, declarou o Vice-Governador Rodrigo Garcia, que também é Secretário de Governo.

Retomada pós-pandemia

O Pró SP reúne o maior conjunto de obras do pós-pandemia no Brasil, entre iniciativas públicas e também decorrentes de 11 concessões e PPPs (Parcerias Público-Privadas) capitaneadas pela atual administração.

O investimento de maior impacto é a retomada da construção da Linha-6 Laranja do Metrô. Com previsão de R$ 15 bilhões, a obra na capital é considerada a maior da América Latina na área de infraestrutura e já gera 3 mil empregos. A partir de janeiro de 2022, a Linha-6 deverá contar com 5 mil postos de trabalho e saltar para 9 mil vagas em março de 2024.

O Pró SP inclui ainda a construção da Linha-17 do monotrilho e as extensões da Linha-2 Verde do Metrô e da Linha-9 da CPTM. A despoluição do rio Pinheiros, os Contornos da Rodovia dos Tamoios, o Hospital Pérola Byington e a concessão rodoviária Piracicaba-Pindorama, com 1,37 mil quilômetros de extensão, também integram o programa.

O Governo do Estado publicou nesta quarta-feira a licitação para mais R$ 1 bilhão em obras do programa Novas Estradas Vicinais. Os valores serão usados para recuperar 456 quilômetros em 54 vias. O Palácio dos Bandeirantes ainda confirmou investimentos de R$ 400 milhões para recuperar 5 mil quilômetros de estradas de terra em todas as regiões do estado.

Somente em obras rodoviárias, o Estado investe R$ 7 bilhões neste ano para recuperar e modernizar 5 mil quilômetros em 430 rodovias. O Governo de São Paulo também reforça o engajamento na gestão municipalista ao firmar 3076 convênios e reservar R$ 1,5 bilhão para obras em parceria com as 645 Prefeituras paulistas.

Já a previsão para 2022 lista R$ 6,5 bilhões para obras de logística e R$ 6 bilhões em mobilidade, além de recursos para projetos específicos das Secretarias Estaduais: R$ 1,7 bilhão em Agricultura e Desenvolvimento Regional; R$ 1,2 bilhão em Segurança Pública e Administração Penitenciária; R$ 1,2 bilhão em Saúde; R$ 1 bilhão para Educação; R$ 700 milhões em Turismo e Desenvolvimento Econômico; e R$ 6 bilhões para as demais áreas.