06 ABR 2021
CULTURA
DIRETORIA DE CULTURA E PARTICIPANTES DO PROJETO “É DIA DE ESCREVER” FAZEM PARCERIA PARA ARRECADAÇÃO DE LIVROS

O projeto “É Dia de Escrever” mantém uma campanha contínua de arrecadação de livros

A Diretoria de Cultura e os participantes do projeto “É Dia de Escrever”, contemplado pela Lei Emergencial de Auxílio à Cultura, fizeram uma parceria para arrecadação de livros.

Neste semestre, o projeto pretende instalar ou ampliar cinco bibliotecas pelo Estado de São Paulo, pois entende que que para a leitura e escrita serem incentivadas, todos precisam se acostumar a andar entre os livros, da infância à melhor idade.

Nesse sentido, a Biblioteca Municipal “Dr. Francisco Câmara Ferreira” de São Manuel se tornou uma grande aliada nesta jornada e atua como ponto de arrecadação de doações de livros novos e semi-novos.

No entanto, devido as fases vermelha e emergencial da pandemia no Estado, a biblioteca local não recebeu livros e doações devido a restrições de funcionamento. Por isso, guarde seus livros para leva-los quando a fase avançar da laranja para baixo, ou entre em contato com o projeto pelo link https://www.ediadeescrever.com/doa%C3%A7%C3%A3o-de-livros que disponibiliza um formulário para preenchimento para que a equipe combine uma forma de buscar as doações.

O projeto

O projeto “É Dia de Escrever” busca um mundo melhor através do incentivo à leitura. Universidades como a da Califórnia nos Estados Unidos e a Auckland na Finlândia e experimentos realizados na Noruega, além de outras dezenas de estudos específicos já comprovaram que ler e, especificamente, escrever, contribui com: se conhecer melhor, ter um pensamento mais analítico das situações, benefícios para a saúde, alcançar metas de vida, controle do estresse e até mesmo pacientes com câncer conseguiram tirar proveito da escrita. Escrever sobre as coisas as quais se é grato torna a pessoa melhor, mais positiva e motivada para o futuro. Escrever sobre problemas emocionais e familiares ajuda a pessoa a tomar consciência dos problemas, trabalhar o estresse e desenvolver soluções.

A potência do projeto “É Dia de Escrever” gera a oportunidade de trazer a literatura para a vida de centenas de pessoas, onde todas podem escrever sobre os seus dias, medos, angústias, alegrias e planos para o futuro, através de oficinas de Escrita Criativa, Contações de Histórias, Leituras, interpretação de textos e diversas ações realizadas pelos coordenadores e orientadores (os novos autores) que ensinam ferramentas para desenvolver e treinar a escrita. Essas pessoas se tornam multiplicadoras deste pensamento para a sua comunidade e possíveis novos escritores do nosso país. Então, você que tem gosto pela leitura e escrita ou até mesmo você que conhece pouco deste mundo, mas quer dar seus primeiros passos, inscreva-se no projeto através do link https://docs.google.com/forms/d/1rP7_DlDnBzCqJvvEkYEwHISIRuT9pE91_ZYKu92KYuI/viewform?edit_requested=true.