11 FEV 2021
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
NOVA UNIDADE DA COOPERATIVA HOLAMBRA JÁ SE ENCONTRA FUNCIONANDO EM SÃO MANUEL.

NOVA UNIDADE DA COOPERATIVA HOLAMBRA JÁ SE ENCONTRA FUNCIONANDO EM SÃO MANUEL.

Localizada na antiga sede da Santa Fé, a unidade deve faturar cerca de R$ 50 milhões em 2021.

Dona de um faturamento que superou a marca de R$ 1 bilhão em 2020, a Cooperativa Agro Industrial Holambra inaugurou desde janeiro de 2021, a sua 7ª unidade de negócios. Localizado na cidade de São Manuel (SP), o complexo está sendo totalmente reformado e deverá receber ao longo do primeiro semestre R$ 10 milhões em investimentos. Isso fará com que a sua capacidade de recepção de grãos salte das atuais 32 mil toneladas para 70 mil toneladas, majoritariamente, de soja e milho, além de trigo, só que em menor escala.

Para o Presidente Executivo da Cooperativa Agro Industrial Holambra, Shandrus Hohne de Carvalho, a unidade de São Manuel é um passo definitivo da cooperativa rumo a uma nova era de crescimento dos negócios. “Essa é uma ação estratégica que está em pleno acordo com o nosso plano de expansão. Em 2021, nossa expectativa é faturar R$ 50 milhões somente com essa unidade. Para 2022, vamos dobrar esse faturamento chegando a R$ 100 milhões”, afirma.

Com o novo complexo, um dos grandes objetivos é buscar novos produtores em um perímetro de aproximadamente 120 quilômetros da matriz da cooperativa, em Paranapanema (SP). Assim, será possível aumentar a capacidade de beneficiamento de grãos, expandindo os negócios, conforme explica Carvalho. “Queremos trazer novos cooperados para a cooperativa, e os que chegarem serão empreendedores rurais já bastante qualificados. Ajudaremos esses produtores a terem ainda mais produtividade”, finaliza.

Além da recepção de grãos, que será feita nos seis silos com capacidade de 1,5 tonelada cada um, nessa unidade também será feita a venda de insumos. Espera-se que somente com a comercialização desses produtos, o faturamento chegue a R$ 12 milhões.

Com o início das operações da unidade de São Manuel, a Cooperativa Agro Industrial Holambra volta a atuar em um nicho do agronegócio que há tempos não fazia parte de suas operações: ração em farelo para aves e gado.

A expectativa é que haja o beneficiamento de 30 toneladas/hora para ração, revertendo em um faturamento de R$ 30 milhões somente em 2021. Até 2025, espera-se que esse número cresça para R$ 40 milhões.

Na manhã desta quinta-feira (11), o prefeito Ricardo Salaro, acompanhado dos diretores Edinho Baptistão (Indústria e Comércio) e Junior Cella (Agricultura e Meio Ambiente), recebeu em seu gabinete o Presidente Executivo da Holambra, Shandrus Hohne de Carvalho, que fez questão de explicar o projeto de expansão da nova unidade em São Manuel.

Para o prefeito Ricardo Salaro, a chegada da Holambra no Município representa que a cidade volta a ter crédito junto ao empresariado e tem tudo para atrair novos empreendimentos.

“Esse investimento que será feito gradativamente pela Holambra em nossa cidade, de R$ 10 milhões de reais, nos deixa muito satisfeito, na certeza de que o trabalho que vem sendo realizado no sentido de atrair novas indústrias para o Município está no caminho certo. Seguramente, junto com esse novo investimento, outros virão e novos empregos estarão

sendo criados. Que seja muito bem vinda a Holambra em nossa cidade e o poder público municipal está à disposição para ajudá-la naquilo que for possível”, disse Salaro.