05 AGO 2020
DIREITO DAS PESSOAS C/ DEFICIÊNCIA
REINVENTANDO-SE EM TEMPOS DE PANDEMIA : OFICINA PANELOTERAPIA DA APAE É SUCESSO!

Em trabalho conjunto, as Diretorias da Promoção Social e dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município de São Manuel, de modo a amenizar os efeitos da pandemia, vem buscando estratégias para garantir o adequado funcionamento e atendimento às necessidades dos atendidos da assistência social

Para aumentar a capacidade de resposta do enfrentamento da situação de emergência, em decorrência do Covid-19, a Diretoria de Promoção Social conseguiu repasse de recursos federais, para realização destas ações.

Uma dessas ações implementadas vem fazendo muito sucesso: é a reorganização da Oficina de Paneloterapia executada em parceria com o Centro-Dia da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Manuel.

Dando continuidade ao plano terapêutico através de elaboração de atividades semanais, os usuários vem recebendo semanalmente os ingredientes necessários para desenvolver as receitas propostas pela oficina, conforme orientação do educador social Rodrigo Semprini, através de vídeos, e conta ainda com o auxílio da terapeuta ocupacional Ana Luiza Dacal, que adapta receitas tradicionais, em receitas visuais, facilitando o entendimento da atividade proposta aos alunos.

Segundo a assistente social Camila Cesarini responsável pelo Centro-Dia da APAE São Manuel, “a Oficina Paneloterapia tem como objetivo estimular habilidades que promovam independência e autonomia dos usuários, através do preparo de alimentos, noção correta de higienização e uso adequado da cozinha e seus utensílios. É um jeito gostoso e divertido de aprender”, explica Camila.

Na mesma linha, a Diretora dos Direitos da Pessoa com Deficiência Zenaide Guimarães Alves ressaltou que: “é gratificante ver os atendidos da APAE dando continuidade nas atividades junto de seus familiares, num momento tão delicado que estamos vivendo.  Isto demonstra o quanto é importante a união do Poder Público e Terceiro Setor, para o desenvolvimento de ações sociais e educacionais”, disse a diretora Zenaide.