22 JUN 2020
SÃO MANUEL VIRA NOTÍCIA NO SITE DA AMITUR

No último fim de semana, São Manuel foi destaque no portal da AMITur (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico) ao ser tema de uma matéria que aborda resumidamente a história do município e seus principais atrativos turísticos e eventos. Acompanhe, na íntegra, o texto publicado no site de autoria do jornalista Jarbas Favoretto:

“A cidade, já povoada vinte anos antes, foi fundada em 1870 e chegou a ser chamada de "Município de São Manoel do Paraizo", e pertencia a uma 'freguesia de Botucatu'.

Estava na rota das caravanas pioneiras que, em suas pausas para descanso, ali edificavam palhoças e organizavam as primeiras culturas.

O fundador (Manuel Gomes de Faria) ao doar 29 alqueiras de suas terras, exigiu que se construísse uma capela em homenagem a São Manuel. Daí o nome da cidade.

Na década de 90, ela passou a integrar o 'Núcleo de Turismo Hidrovia Tietê', enquanto atualmente detém o título oficial de 'Município de Interesse Turístico'.

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Tapete de Corpus Christis, em São Manuel. A cidade de São Manuel orgulha-se dos seus espaços culturais, segmento que tem vocação expressiva, quais sejam: Teatro Municipal, Museu Histórico e Pedagógico, Biblioteca Municipal, Instituto Municipal de Ensino Superior e o Centro Cultural.

Também registramos a Estação Ferroviária, a Fazenda Rodrigues Alves, o Sítio Arqueológico e a sua gastronomia típica com a empada e a cerveja, entre os seus atrativos.

No Turismo de Eventos, destaque para a Festa de Corpus Christis, em que há a participação especial de turistas na confecção dos tapetes da procissão, devendo-se mencionar, também, a vocação complementar para o Turismo Rural.

Visite São Manuel após essa pandemia”

Caso queira acessar a matéria no próprio site e ver os demais conteúdos publicados pela AMITur, acesse http://amitur.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=566:notas-do-turismo-paulista-publicadas-de-19-a-21-de-junho-de-2020&catid=1:notas-do-turismo-paulista&Itemid=3.

Fonte: http://amitur.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=566:notas-do-turismo-paulista-publicadas-de-19-a-21-de-junho-de-2020&catid=1:notas-do-turismo-paulista&Itemid=3.