17 ABR 2020
CULTURA DIVERSIFICADA, COM MUITAS REALIZAÇÕES, É A MARCA DESSA ADMINISTRAÇÃO

A Cultura de São Manuel é tida como uma das que mais se destaca em toda a nossa região.

Na administração do prefeito Ricardo Salaro, cumprindo programa de governo apresentado a população, em completa sintonia com a Diretoria de Cultura, ocorreu o renascimento das atividades culturais no Município

Dentre algumas ações implementadas destacamos: retorno do cinema, recuperação do relógio do Museu, aumento de 180% nas visitações à Biblioteca, bem como 82% de visitantes no Museu, inclusive com muitos moradores de outras cidades e são-manuelenses que moram longe, realizações de exposições diversas, volta dos bailes de Carnaval com a presença de muitas famílias, apoio integral ao Projeto Guri, festividades de natal culminando com a aconchegante Casa de Papai Noel e desfile de carretas e o trenó do Papai Noel, exibição de diversos filmes de rua nos bairros, apresentações musicais e arte de rua na periferia e ainda a fundação da Jazz Big Band.

Outra novidade implementada foi o projeto Viagem Cultural, onde a Prefeitura leva muitos cidadãos para assistirem peças e musicais em teatros na capital. Também proporcionou a grupos musicais da cidade que se apresentassem profissionalmente no SESI e SESC de várias cidades. A soma de expectadores e participantes nas inúmeras ações culturais, chegaram perto de 35.000 pessoas, como não se via há muitos anos.

Outro ponto marcante foi a inauguração do novo prédio da Diretoria de Cultura, que abriga a nossa rica Biblioteca “Dr Francisco Camara”, que durante muitos anos funcionou no porões do Museu.

E tem mais coisa por vir.  Outro projeto a ser colocado em prática futuramente e que, sem dúvida, terá grande aceitação do público em todas as idades, será a futura Academia de Artes, com cursos de balé, teatro, música, artesanato, desenho e coral.  O funcionamento se dará após a colocação de divisórias e outros equipamentos no novo prédio da Diretoria de Cultura.

Uma outra novidade que já se encontra em funcionamento, mesmo antes de ser inaugurado oficialmente é o Centro Cultural de Aparecida, com cinema, dança, contação de história, biblioteca e palestras.

O prefeito Ricardo Salaro definiu também como uma das prioridades a ser ainda concretizada, a modernização do Teatro e reforma da Estação.

Com tudo isso apresentado, podemos afirmar, sem medo de errar que a Cultura voltou a ser valorizada em nosso Município.

A Diretoria Municipal de Cultura é comandada por Arnaldo Catalan.