23 ABR 2024
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
GESTÃO E SERVIÇOS
DESCARTE IRREGULAR DE LIXO, UM CRIME QUE AFETA A TODOS!
Ontem, dia 22, a equipe da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio da Diretoria de Gestão e Serviços, registrou mais um dia de descarte irregular de lixo jogado em locais inadequados, como terrenos baldios, margens de rios, praças e vias públicas. Esse tipo de ação, além de causar um impacto visual negativo, tem graves consequências para o meio ambiente e para a saúde pública, favorecendo principalmente o surgimento de criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue e a zika.

A Administração Municipal está fazendo a sua parte ao identificar os pontos de descarte irregular que somam 18 até agora. A limpeza é constante há 3 meses, mas infelizmente, enquanto as equipes estão num determinado local, as pessoas estão jogando novamente seu lixo em áreas que já foram limpas.

É importante lembrar que uma cidade limpa e bem cuidada é responsabilidade de todos os seus habitantes. O descarte irregular de lixo é um problema que afeta a qualidade de vida da comunidade e o meio ambiente, além de representar um crime que está previsto na Lei de Crimes Ambientais com multa aplicada conforme a Lei Municipal n.º 3771 de 03 de junho de 2014.

A denúncia é uma ferramenta importante nesse processo. Ao relatar casos de descarte incorreto de lixo, os cidadãos estão contribuindo para a preservação do ambiente em que vivem e ajudando a combater a proliferação de doenças e pragas.

Denuncie através da ouvidoria pelo site www.saomanuel.sp.gov.br ou diretamente na GCM pelo telefone 199.