03 ABR 2024
MARCOS PETRY PALESTRA SOBRE AUTISMO EM EVENTO REALIZADO PELA APAE
Marcando o dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, profissionais da Educação, Saúde, autoridades e interessados sobre o tema acompanharam, no salão da Igreja IPI, as palestras: “Do nascimento a descoberta do autismo e “O autismo no olhar de um autista ”, ministrada por Marcos Petry e sua mãe Arlete Petry.

Arlete abriu a palestra compartilhando sua experiência, contando "Do Nascimento à Descoberta do Autismo". O caçula da família Petry nasceu com uma lesão cerebral e teve um prognóstico médico desconcertante: de que Marcos não sobreviveria a um ano de vida. De modo muito claro e impactante, Arlete conta que ela e seu marido aderiram ao método “TBC” (“tirar o bumbum da cadeira”), lutaram e trabalharam duro para o desenvolvimento do segundo filho. Apesar das dificuldades, Marcos aprendeu a falar, cantar e andar entre os 4 e 5 anos. Foi no 7º ano de vida, que veio o diagnóstico de autismo, por orientação de uma professora.

Na segunda parte da palestra, Marcos Petry, junto com seu violão, falou sobre aceitação, atitudes e posturas que incluam o autista na sociedade e que contribuam para o desenvolvimento dessas pessoas. “02 de abril ficará para sempre no meu coração! Dia de muitas reflexões, empolgação e alegria em divulgar o potencial e esquecer-se um pouco dos percalços ou deméritos que o indivíduo autista tem”, comentou o palestrante em sua rede social.

Organizado pela APAE de São Manuel, o evento teve apoio da Prefeitura através das Diretorias de Saúde e Educação. Estiveram presentes no evento servidores das diretorias mencionadas, a vice-prefeita Márcia Oliveira, as diretoras: Patrícia Rossanesi (Saúde), Elys Pacheco (Educação) e Jô Fuim (Gabinete).

Marcos é palestrante, escritor, congressista e seminarista pró-autismo. Autista, ele é considerado um fenômeno. Seu canal no YouTube – Diário de Um Autista – tem mais de 170mil inscritos.