03 ABR 2024
PREFEITO SE REÚNE COM FUNCIONÁRIAS DA APAE ELOGIADAS EM CONGRESSO DE PEDIATRIA
Nesta quarta-feira, 03, o prefeito Ricardo Salaro e a diretora de Saúde, Patrícia Rossanesi, se reuniram com a psicóloga Luana Dagina e a fonoaudióloga Camila Silva, ambas colaboradoras da APAE de São Manuel, acompanhadas pelo administrador João Rosa. Na oportunidade, as profissionais expuseram o conteúdo dos trabalhos científicos aprovados e apresentados no 16º Congresso Paulista de Pediatria, que ocorreu em São Paulo entre os dias 27 e 30 de março.

A partir da experiência com autismo na APAE de São Manuel e através de uma revisão da literatura científica especializada, Luana e Camila desenvolveram uma cartilha que orienta as famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Austista (TEA) e profissionais da saúde a promoverem o desenvolvimento das crianças. "É uma forma de dar mais rotatividade ao serviço da saúde, porque é voltada para a estimulação dos pais. Na primeira parte da cartilha contém os marcos de desenvolvimento da criança e em seguida como estimulá-la em cada uma dessas fases", explica Camila Silva.

Luana comenta que o trabalho, cujo título é "Existência e Elaboração de material informativo para estimulação infantil na tríade escola-cuidadores-centro de reabilitação: uma revisão sistemática", foi apresentado em pôster, e destaca: "É uma forma das famílias se conscientizarem, saberem se o seu filho está dentro do desenvolvimento esperado, se necessita buscar ajuda de um profissional ou dar continuidade aos estímulos. A participação dos pais e da escola é muito importante".

O Prefeito Ricardo Salaro parabenizou as profissionais e as elogiou sobre a postura e a forma como elas se comunicam. "O trabalho de vocês tem um peso inestimável e um valor importante para a sociedade, é o olhar para a família do autista", enaltece o Prefeito Ricardo Salaro. A Diretora Patrícia Rossanesi também parabenizou o trabalho, destacou a importância da capacitação do tema na área da saúde e educação, e da relevância das profissionais levarem o tema para um Congresso médico.

Além do pôster, Camila Silva apresentou o trabalho "Estratégias musicais aplicadas na reabilitação auditiva infantil", e Luana Dagina: "O cavalo como manejo terapêutico para adolescentes com ansiedade de ênfase sintomatológica após uso excessivo de telas: um estudo interdisciplinar revisado", ambos trabalhos expostos nas sessões orais do Congresso.

Acesse a cartilha “Estimulação Infantil”