31 JUL 2023
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
REALIZADA 1ª ETAPA DO PROJETO “FORMAÇÃO DE LÍDERES”
O Instituto LideraJovem em parceria com a Prefeitura de São Manuel e Usina São Manoel realizou a 1ª edição do Projeto ‘Formação de Líderes’ de São Manuel no dia 3 de julho. O projeto oferece aos jovens de 14 a 18 anos, a oportunidade de descobrir e desenvolver suas habilidades e conhecimentos em relação à liderança positiva.
Ao todo são cerca de 30 jovens, de 14 a 18 anos, que estão participando dos encontros semanais. Com duração de seis meses, o projeto é composto por aulas teóricas e práticas sobre temas que auxiliam o desenvolvimento de diversas habilidades como, protagonismo, comunicação, pensamento crítico, técnicas de negociação, trabalho em equipe, planejamento, valorização individual (autoestima e motivação), além de autonomia e responsabilidade individual.
Os participantes realizam atividades voluntárias e têm a oportunidade de conhecer representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário.
“Por meio do Instituto colaboramos para que esses jovens tenham ferramentas e desenvolvam habilidades que levarão por toda vida. O Projeto Formação de Líderes oferece aos jovens a oportunidade de descobrir e desenvolver seu potencial de liderança positiva por meio de um programa de formação, envolvendo dinâmicas, trocas de experiências, atividades e projetos”, destacou Carla Branco, superintendente do Instituto LideraJovem.
O prefeito Ricardo Salaro ressaltou a satisfação em ter o projeto no município, relembrando que colaborou com a idealizadora do Instituto, Sara Hughes, há 20 anos, quando implementaram o projeto no município de Lençóis Paulista. “Este é um projeto que vi nascer e sempre tive como meta, trazê-lo para que os jovens de São Manuel também pudessem fazer parte dele. Muitas daqueles que participaram desse projeto, tornaram-se políticos, empresários, pessoas protagonistas e que fazem a diferença por onde atuam. Essa é uma grande oportunidade que nossos jovens terão, de conquistar o seu espaço, visando um futuro promissor”, destacou o prefeito.
O diretor da Usina São Manoel, Sergio Nicoletti, parceira da implantação do projeto no município destaca a metodologia utilizada pelo Instituto. “O Projeto Formação de Líderes se destaca por possibilitar uma oportunidade única de desenvolvimento em habilidades que complementam a educação escolar. A interação desses jovens com projetos locais e representantes de instituições possibilita que seja criado um diferencial que os acompanharão no mercado de trabalho e em projetos futuros”.