02 JUN 2023
MUSEU HISTÓRICO FOI REABERTO APÓS PASSAR POR GRANDE REVITALIZAÇÃO
Em solenidade concorrida, realizada na noite do último dia 1º, que contou com as presenças do prefeito Ricardo Salaro, do assessor técnico Clodoaldo Marques, representando o Secretário de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo, Roberto de Lucena, dos vereadores João Paulo Piovan, Charles Ribeiro, Antonio Benetti Junior, Hionita Peres e Kleber Benvindo, do vigário da paróquia São Manuel, padre Luís Andriolo, dos diretores e assessores da Administração Municipal, do ex-prefeito de Pratânia Davi Pires, membros do Conselho Municipal do Turismo, ex-vereadores Letícia Castaldi e Anisio Pete, integrantes da imprensa local (Rádios Nova e Clube e São Manuel Conectado) e demais convidados, foi entregue a revitalização do Museu Histórico e Pedagógico “Padre Manoel da Nóbrega”.
O Museu de São Manuel foi instalado em 25 de março de 1970, através de Decreto do então governador Abreu Sodré e integra a rede dos museus históricos e pedagógicos do Estado, sendo subordinado ao estabelecido em seu Regulamento.
Usaram da palavra durante a solenidade, os diretores municipais Thiago Donini (Turismo) e Arnaldo Catalan (Cultura); pela Câmara dos vereadores, João Paulo Piovan e pela Administração Municipal, o prefeito Ricardo Salaro.
Todos fizeram questão de destacar a importância histórica do Museu “Padre Manoel da Nóbrega” para o Município, onde a nossa história continua sendo preservada e contada.
O prefeito Ricardo Salaro também fez questão de agradecer ao Secretário de Turismo e Viagens Roberto de Lucena, que estava representado pelo assessor Clodoaldo Marques.
Algumas pessoas receberam homenagens especiais, pois foram e são importantes dentro do contexto histórico do funcionamento do Museu. Dentre elas, foram homenageadas: Maria Amélia Botelho de Souza Aranha (responsável por sua instalação), Izabel Stamponi e José Donizete Machado (revitalizaram as poltronas), historiador e jornalista Luis Schiera (amante da história da cidade e autor do livro “Raízes de São Manuel, que estava representado por seus netos), servidora municipal aposentada Cidinha Crotti (pelo amor e auxilio fundamental na reposição e carinho com o acervo histórico),Adriana Barros (coordenadora da exposição dos alunos da Escola Estadual “Manoel José Chaves” que se encontra na parte inferior do Museus, onde funcionou a biblioteca municipal), Adriano ACC (pela auxilio voluntário na montagem do acervo), servidores municipais da Diretoria de Cultura, André, Silvana, Maria e Walter Unzer) e ainda Letícia Padovan e Beatriz Manjolim.
Os músicos Jonatas e Vitor estiveram abrilhantando o evento.
Os recursos para a revitalização do Museu vieram do MIT- Município de Interesse Turístico, através da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens (R$335.111,76) com complementação de R$ 40.000,00 pela Prefeitura de São Manuel.
O Museu havia desde a sua fundação, recebido uma pintura externa e interna, na época do então prefeito Celso Luizetto.
Após essa melhoria, nenhuma outra obra relevante havia sido realizada em suas dependências.
A Revitalização
Dentro do projeto de revitalização do importante prédio público foram realizados: a recuperação de áreas como piso, rodapés, forros; instalações elétricas; reparo de infiltrações, pintura externa e interna, restauro das esquadrias de madeiras, substituição de componentes danificados (vidros e maçanetas), reforço estrutural das escadas, adequação de piso e banheiro, construção de rampas de acessibilidade com colocação de corrimão, substituição do telhado e calhas, dentre outros.