18 MAI 2023
CMDCA E OSCs DE SÃO MANUEL PROMOVEM CAMPANHA 18 DE MAIO - FAÇA BONITO
Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Um importante e delicado tema ganha destaque em São Manuel e em todo o Brasil nesta quinta-feira, 18 de Maio.
Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão e propõe a conscientização sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.
Além da conscientização social, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita junto ao Conselho Tutelar local, que fica na Av. Irmãs Cintra, 1199, próximo ao Fórum de São Manuel. O telefone do Conselho Tutelar é o 3842.2600.
Outra forma de denunciar situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é por meio do Disque 100, um canal do Governo Federal que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. As denúncias recebidas pelo Disque 100 são analisadas e encaminhadas aos órgãos competentes, responsáveis pela apuração dos fatos e pelas providências quanto à proteção das vítimas.

18 DE MAIO - FAÇA BONITO

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído no Brasil em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de Maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.
Em São Manuel, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) fomentou a campanha "18 de Maio - Faça Bonito" junto às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à Rede Municipal de Educação, a fim de que cada organização e unidade escolar, segundo sua própria “expertise”, pudesse trazer o tema à tona e debater com as comunidades onde estão inseridas tão relevante assunto.

Neste sentido, ao longo de todo o dia 18 de Maio, foram realizadas
passeatas, rodas de conversa, confecções de cartazes e demais ações de conscientização visando aproximar a comunidade são-manuelense do tema e esclarecer à população que a proteção de nossas crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual não é somente um dever do Estado, mas um compromisso da sociedade como um todo.