18 MAI 2023
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
PARQUE LINEAR SERÁ INAUGURADO NO DIA 30 DE JUNHO
O primeiro Parque Linear de São Manuel, localizado a partir do Recinto Mário Covas, que irá se chamar “Cynira Gomes” está recebendo nesta semana a finalização do plantio do gramado, em meio a muitas mudas de árvores que foram plantadas. O recurso da obra foi proveniente do Ministério do Meio Ambiente. Na primeira etapa da obra, o investimento alcançou R$ 995.219,20.
A data da inauguração do primeiro Parque Linear da cidade, já foi marcada pelo prefeito Ricardo Salaro e acontecerá no dia 30 de junho, às 19 horas.
Na nova área de lazer da cidade, foram plantadas 431 de espécies nativas, 191 frutíferas e 730 ornamentais. Dentre as espécies plantadas estão alamandras amarelas e roxas, chananas, guaimbês, jaboticabeiras, cajueiros, pitangueiras, anonas, palmeiras sicas e palmeiras fênix, que deixaram o local com muito verde.
No local também foram construídas diversas ilhas, além do plantio de grama ao redor de todo o perímetro da ciclovia e da pista de caminhadas. A iluminação de Led de 100W deverá ser concluída em breve, possibilitando o seu uso também durante o período noturno. Parte dela já funciona.
O parque conta com um calçadão em concreto usinado com largura de 1,5 metros de aproximadamente 1,2 Km, para caminhadas e corridas, que foi construído desde os cruzamentos das Ruas João Vulcano com a José M. Oliveira e Luiz Avanci na chácara Saltinho, indo até a Francisco Cimó, com interligação com as Ruas Dr. Plínio Aristides Targa e Hortência de Lara Campos.
O Parque Linear, com a pista para caminhadas e corridas e a ciclovia (composta de concreto usinado com largura de 2,5 metros) já estão sendo utilizadas pela população. Também foram finalizados 45,2 metros de galerias pluviais entre as Ruas Dr. Plínio Aristides Targa e Dorotéia de Lara Campos, sendo executados 2.463,90 m² de calçadas e área de 4.892,36 m² de grama, que formam um calçadão em meio a várias ilhas.
Para o estacionamento dos veículos foi construído uma ilha com piso em asfalto ao lado da área verde, nas proximidades das Ruas Plinio Aristides Targa e Hortência Lara Campos.