12 ABR 2023
EDUCAÇÃO
DIRETORIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIVULGA OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA QUE ESTÃO SENDO IMPLEMENTADOS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO
Na manhã desta quarta-feira (12) foi realizada na sede Diretoria Municipal de Educação uma reunião conjunta com todos os Dirigentes de Escolas Municipais, incluindo as conveniadas (APAE e Instituto Anglicano), Supervisores, Apoio Pedagógico e o Diretor de Educação, com a finalidade de se discutir e reforçar os protocolos de segurança aplicados nas Unidades Escolares da cidade.
Na ocasião os participantes foram informados das ações desenvolvidas, tais como, o reforço das normas para acesso aos prédios, controle dos portões, organização nas entregas de materiais e alimentos, atenção especial nos horários de entrada e saída dos estudantes, comunicação constante com os grupos de pais e responsáveis e, também outras ações realizadas em conjunto com a Diretoria de Segurança Pública, como o monitoramento remoto ampliado, a intensificação das rondas escolares e a implantação do aplicativo “botão virtual  de emergência” junto às unidades, para relatar quaisquer ocorrências sobre segurança, tanto na escola, como no seu entorno.
Também foram repassadas orientações para que a comunidade escolar (professores, monitores, funcionários e pais) faça uma averiguação consciente das notícias que são transmitidas, principalmente, por meio das redes sociais, para evitar que aquelas notadamente falsas e que só criam pânico (fake news), não sejam disseminadas e amplificadas, pois esse é exatamente o objetivo das pessoas de má-fé, que querem espalhar o pânico em nossa comunidade.
Na sequência da reunião, o representante da Diretoria da Segurança Pública, Rafael Stevan Rossi Botaro, explicou aos presentes como é feito o monitoramento por câmeras através do COI – Centro de Operações Integradas, que está implantado nas unidades escolares e seu entorno e, afirmou que em alguns prédios, serão colocadas mais câmeras para melhorar a capacidade visual desses equipamentos.
Aproveitando a ocasião, os gestores das escolas foram cadastrados para terem acesso ao “botão virtual de emergências – SOS Cidadão”, que deve ser acionado em casos considerados urgentes, para um contato direto com a GCM.
Outras medidas internas foram discutidas para serem repassadas à toda comunidade escolar e, nesta oportunidade é de suma importância a colaboração de todos, para que com calma e serenidade, possamos atravessar esse momento com tranquilidade, proporcionando a segurança necessária para os nossos estudantes e colaboradores.