06 ABR 2023
PROERD, UM PROGRAMA QUE MOSTRA A ESTUDANTES COMO FICAR LONGE DAS DROGAS
Drogas e juventude são assuntos discutidos por pais, filhos e educadores. Partindo dessa polêmica, foi criado em 1992, no Rio de Janeiro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
Em São Manuel o Programa é desenvolvido há muitos anos nas escolas da rede municipal de ensino, sendo considerado de grande importância.
Além de disseminar informações sobre os problemas ocasionados pelas drogas e pela violência dentro e fora das escolas, o PROERD busca prevenir e administrar os conflitos através do respeito mútuo e não a uma cultura de culpa.
A aplicação do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência – PROERD, é realizado junto aos alunos matriculados a partir da 4ª série e 4º ano do ensino fundamental.
Os instrutores são policiais militares fardados que, acompanhados pelos professores das turmas, passam lições que objetivam o desenvolvimento da autoestima, cidadania e civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros às formas de oferecimento das drogas por pessoas.
A instrutora PM Cabo Silvana é quem está incumbida dessa missão nas escolas da rede municipal de ensino, sendo muito querida entre alunos, professores e direção das escolas.
Na última quarta-feira (5), a PM Cabo Silvana foi flagrada em uma das salas de aulas na escola “Milton Monti”, na vila São Geraldo, conversando com os alunos.