16 FEV 2023
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
SÃO MANUEL PARTICIPA DE CIRCUITO “DIALOGANDO SEGURANÇA ALIMENTAR” NA CIDADE DE AVARÉ
Neste dia 15, os servidores da Prefeitura de São Manuel, Zenilda Nascimento (Promoção Social), Dayana Portes Ramos Bueno (engenheira agrônoma da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente), Carlos Scremim (coordenador do Serviço de Inspeção Municipal), participaram do circuito: Dialogando Segurança Alimentar no Estado de SP, representando o COMSEA de São Manuel, no Instituto Federal de Avaré.
Durante o Circuito promovido pela Coordenadoria de Segurança Alimentar, vinculada à Subsecretaria de Abastecimento e Segurança Alimentar do Estado de São Paulo, foram discutidos assuntos importantes, como a valorização do agricultor familiar, alimentação saudável, políticas públicas e experiências que deram resultados positivos no estado de São Paulo.
A questão da segurança alimentar é urgente e nos chama para agir a fim de contribuir para a sua efetivação, melhoria na segurança alimentar para população em situação de vulnerabilidade e promoção da saúde.
Entre os temas abordados pelos palestrantes, foram discutidos:
-Comunidade que sustenta a agricultura: Uma experiência de CSA Coração, de Iperó, na qual relatou também sobre como realizar CSA-Creas;
-Incentivos aos serviços de Inspeção Municipal (SIM) no estado de São Paulo;
-Implementação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, Comsea, Caisan Municipal e como aderir ao SISAN;
-Agricultura urbana e Segurança Alimentar: Desafios e potencialidades das Hortas Comunitárias.