08 FEV 2023
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
GESTÃO E SERVIÇOS
OBRAS
PARQUE LINEAR COMEÇA A RECEBER O PLANTIO DE ESPÉCIES NATIVAS, FRUTÍFERAS E ORNAMENTAIS
Na manhã de hoje, 8, o primeiro Parque Linear da cidade, localizado à partir do Recinto Mário Covas, começou a receber o plantio de mudas, sendo 431 de espécies nativas, 191 frutíferas e 730 ornamentais. Dentre as espécies plantadas estão alamandras amarelas e roxas, chananas, guaimbês, jaboticabeiras, cajueiros, pitangueiras, anonas, palmeiras sicas e palmeiras fênix.
A colocação das árvores e arbustos são mais uma etapa no local, que já recebeu a construção de diversas ilhas, além do plantio de grama ao redor de todo o perímetro da ciclovia e da pista de caminhadas. O projeto ainda prevê a instalação da iluminação de Led de 100W, possibilitando o uso durante o período noturno.
O parque conta com um calçadão em concreto usinado com largura de 1,5 metros para caminhadas e corridas, que foi construído desde os cruzamentos das Ruas João Vulcano com a José M. Oliveira e Luiz Avanci na chácara Saltinho, indo até a Francisco Cimó, com interligação com as Ruas Dr. Plínio Aristides Targa e Hortência de Lara Campos.
No Recinto Mário Covas, a ciclovia (composta de concreto usinado com largura de 2,5 metros) e a pista para caminhadas, foram concluídas e já estão sendo utilizadas pela população.
Também foram finalizados 45,2 metros de galerias pluviais entre as Ruas Dr. Plínio Aristides Targa e Dorotéia de Lara Campos, sendo executados 2.463,90 m² de calçadas e área de 4.892,36 m² de grama, que formam um calçadão em meio à várias ilhas. O projeto final desta obra prevê a sua extensão até o Jardim Brasília.
Além do trabalho já finalizado, está em andamento a construção da ilha com piso em asfalto e área verde nas proximidades das Ruas Plinio Aristides Targa e Hortência Lara Campos.
A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente pede a colaboração da população com relação a preservação das mudas plantadas e reforça que no local da ciclovia e calçadão é proibido circular de motocicleta, bicicletas motorizadas e demais veículos, fato este que infelizmente vem acontecendo com frequência.
O local é exclusivo para a população passear de bicicleta, praticar corridas ou caminhadas com segurança, sendo rodeadas por muita área verde.
O recurso da obra é proveniente do Ministério do Meio Ambiente e foi conquistado durante a gestão do Ex-Ministro e eleito Deputado Federal, Ricardo Sales.  No total estão sendo investidos na primeira etapa da obra, o valor de R$ 995.219,20.