26 JAN 2023
Postos de Saúde alertam a população sobre a hanseníase
As Unidades de Saúde do Município estão realizando uma campanha de prevenção e conscientização sobre a hanseníase, alertando e informando aos pacientes os sinais, sintomas, e ainda a importância da avaliação precoce e serviços ofertados pela rede municipal de saúde, no combate à doença.
Na manhã desta quinta-feira (26) esse trabalho foi desenvolvido nas Unidades de Saúde da Vila Rica e São Geraldo e contou com a participação dos agentes comunitários de saúde e enfermeiras, inclusive com a distribuição de panfletos.
Os principais sintomas são dormências, dor nos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; lesões de pele (caroços e placas pelo corpo) com alteração da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque e áreas da pele com alteração da sensibilidade mesmo sem lesão aparente; e diminuição da força muscular. Essas manchas são esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas.
As pessoas que apresentarem os sintomas descritos devem imediatamente procurar pelo atendimento em uma Unidade de saúde do Município.