Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
16 JAN 2023
BIBLIOTECA MUNICIPAL REALIZA EXPOSIÇÃO SOBRE TONICO E TINOCO
A Biblioteca Municipal “Dr. Francisco Câmara”, está realizando uma exposição sobre os cantores Tonico e Tinoco. Peças de roupas, cartazes, capas de disco e mais objetos ficarão disponíveis nas dependências do prédio público para visitação até o final deste mês, de segunda à sexta das 08h às 17h.

Sobre a dupla
A dupla sertaneja Tonico e Tinoco é considerada uma das mais importantes da história da música brasileira e até hoje tem uma legião de fãs. Foram 64 anos de carreira em que os cantores fizeram quase 1.000 gravações em 83 discos.
A primeira apresentação profissional da dupla de irmãos aconteceu em 15 de agosto de 1935, na Festa de Aparecida de São Manuel. Milhares de pessoas do país todo comparecem a essa festa para visitar o santuário dedicado à Padroeira.
A dupla, que até hoje é reconhecida como uma das mais importantes do sertanejo raiz, viu a sua carreira começar a decolar em 1940. Os irmãos foram convidados a se apresentar na emissora de rádio local aos domingos.
Depois de algum tempo, se mudaram para São Paulo capital com a família e, após vencerem um concurso de calouros, foram contratados para se apresentar na rádio Difusora por um bom salário. As apresentações na rádio fizeram com que a dupla se tornasse conhecida e passasse a ter uma agenda de shows.
Em 1944, gravaram seu primeiro disco pela Continental. Ao gravar a canção “Chico Mineiro”, a dupla se consolidou como um dos grandes sucessos do Brasil.
A dupla reúne quase 1000 gravações, filmes e muitos sucessos, gravando até o ano de 1994, em que Tonico faleceu. Tinoco se manteve ativo na música até o seu falecimento em 2012.
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024