28 DEZ 2022
Encerramento do Projeto Cozinha das Estações teve entrega de caderno de receitas.
A Diretoria Municipal de Promoção Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) 22 realizou no último dia 22 o encerramento do Projeto Cozinha das Estações, com a participação das famílias atendidas no Serviço do PAIF, em evento realizado nas dependências do CCI- Centro de Convivência do Idoso.
É a partir do trabalho com famílias no serviço PAIF(Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) que se organizam os serviços referenciados ao CRAS, que consiste no acompanhamento do trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias.
O trabalho social do PAIF deve utilizar-se também de ações
nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço.
No desenvolvimento dos serviços do PAIF, implementamos o Projeto Cozinha das Estações, com recursos do Ministério da Cidadania (recurso no valor de R$ 100.000,00), com o desenvolvimento de receitas diversas na área alimentar alusivas as estações do ano, onde foram atendidas 60 famílias, em sua composição familiar com mais de 300 pessoas, em sua totalidade.
O projeto contou com encontros temáticos, oficinas, grupos de trabalho, disponibilização de receitas e ingredientes para os preparos,
totalizando 16 receitas, de modo que o preparo das mesmas
proporcionasse para as famílias um espaço com foco na troca de
informações, experiências, expressões de dificuldades e reconhecimento de possibilidades e principalmente o fortalecimento dos vínculos familiares com caráter preventivo, protetivo e proativo.
As famílias apresentaram excelentes resultados durante as oficinas  na avaliação do pessoal responsável pelo desenvolvimento do Projeto, que relataram os impactos das vivências familiares e do apoio para a melhoria da qualidade de vida.
Ao final do Projeto, as 60 famílias receberam um caderno de receitas
contendo todas elas que foram realizadas durante o seu desenvolvimento  e utensílios de cozinha (panela, tábua de carne, colher de pau, colher de servir, guardanapo, assadeira e copo de medida).
“Esse trabalho pioneiro que a nossa equipe desenvolveu com o apoio do Ministério da Cidadania trouxe resultados excepcionais e o fortalecimento dos vínculos familiares, o principal foco do PAIF, foi plenamente alcançado, com a troca de experiências e a convivência durante a execução do Projeto. Conseguimos ao final entregar a cada participante, um caderno impresso com as receitas dos pratos que cada uma conseguiu colocar finalizar”, disse satisfeita a diretora da Promoção Social, Lilian Fusco.