22 NOV 2022
VACINAÇÃO PARA BEBÊS COM COMORBIDADES JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO CSII E NA UBS DA COHAB I
Está aberta a vacinação contra Covid-19, para bebês de 6 meses à 2 anos com comorbidades, no CSII (Centro) e no Posto de Saúde da Cohab I, das 13h às 19h. Para receber o imunizante baby da Pfizer é preciso levar a certidão de nascimento do bebê, CPF, comprovação de comorbidade e carteira de vacinação.
É muito importante que os pais ou responsáveis levem as crianças para que sejam imunizadas, já que, segundo estudo da Fiocruz, nos dois primeiros anos da pandemia, a Covid-19 foi responsável pela morte de 1.439 crianças menores de 5 anos no Brasil. Isso dá uma média de duas mortes por dia. Ainda de acordo com a  Fiocruz, as crianças menores de um ano são as mais vulneráveis pois representam a metade dos óbitos por Covid na faixa etária abaixo dos cinco anos.
Conforme o Ministério da Saúde, são consideradas comorbidades: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial; Síndrome de Down; Insuficiência cardíaca; Cardiopatias congênita; Arritmias cardíacas; Pessoas com próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Cardiopatia hipertensiva; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Miocardiopatias e pericardiopatias; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Doença renal crônica; Doenças neurológicas crônicas; Hemoglobinopatias graves; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Obesidade mórbida; Cirrose hepática; Imunocomprometidos (indivíduos transplantados de órgão sólido ou medula óssea, pessoas com HIV, pacientes oncológicos, neoplasias hematológicas, doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias).

Sobre a vacinação em São Manuel
Em São Manuel as doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas e Postos de Saúde de São Manuel, para a imunização de até 4 doses aos munícipes de 20 anos ou mais. As crianças,  adolescentes e jovens de 3 à 20 anos também podem receber as doses correspondentes à sua faixa etária.
Também é importante salientar que os testes para checagem devem ser realizados sempre que houverem sintomas gripais, podendo ser feitos em todas as unidades da cidade, com resultados prontos em 15 minutos. Para diagnóstico correto, é necessário que a amostra seja coletada no dia adequado (preferencialmente 4 dias após início dos sintomas e, no máximo, até 8 dias depois da apresentação dos sintomas), para que não haja um falso negativo.

Vacina contra a Influenza
Apesar da finalização da Campanha de vacinação contra a Influenza (vacina contra a Gripe), algumas doses ainda estão disponíveis em todos as Unidades Básicas e Postos de Saúde do município, podendo ser aplicadas em todas as idades.

Faltosos
Em São Manuel os faltosos já atingiram a marca de 12590 pessoas. Até o momento 990 munícipes já poderiam tomar a segunda dose, 5400 estão aptos para a terceira e outros 6200,  já podem, mas ainda não procuraram as Unidades Básicas e Postos de Saúde do município para tomar a quarta dose.
O dado é preocupante pois, após duas semanas sem apresentar novos casos de Covid-19, São Manuel registrou aumento nos positivos, fechando a última semana com 7 novos casos. O crescimento do número pode ser observado no Brasil e no exterior, com a proliferação da nova subvariante da Ômicron.
A Diretoria de Saúde aponta uma queda na procura pelas vacinas, o que acarreta em perda de imunizantes que seriam destinados à este público, já que as doses tem validade curta e necessitam de serem aplicadas dentro do cronograma.