28 SET 2022
Programa Criança Feliz
O Programa Criança Feliz orienta as famílias atendidas sobre a “Campanha de Vacinação contra a Poliomielite” para crianças menores de 5 anos de idade.
O Criança Feliz que está vinculado a Diretoria Municipal da Promoção Social é um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias, às políticas e aos serviços públicos que necessitam.
O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
Os Visitadores estão realizando visitas domiciliares, afim de orientar as 130 famílias atendidas pelo Programa na cidade sobre a “Campanha de Vacinação da Poliomielite", informando a importância da vacina, os horários de atendimento dos Postos de Saúde nos bairros de referência, bem como sobre a importância da atualização da caderneta de vacinação.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina na próxima sexta-feira (30).  A Diretoria Municipal de Saúde vem intensificando os trabalhos com a proposta de reforçar as coberturas vacinais conta a pólio e outras doenças que podem ser prevenidas, além de evitar a reintrodução de vírus que já foram eliminados do país.
Em São Manuel, as vacinas do calendário infantil estão sendo aplicadas nas Unidades de Saúde e também já foram aplicadas nas escolas das redes pública e privada. Aquelas crianças menores de 5 anos de idade que ainda não tomaram as doses necessárias da vacina, acompanhadas dos pais ou responsáveis, devem ser dirigir até uma Unidade de Saúde próxima a sua residência e apresentarem seus documentos e a carteira de vacinação.  O uso de máscara continua sendo obrigatório para adentrar as Unidades de Saúde da cidade.