Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
27 SET 2022
CENSO 2022 ENTREVISTOU QUASE 90 MILHÕES DE PESSOAS, DIZ IBGE

No entanto, número está bem abaixo em comparação ao Censo de 2010

O Censo Demográfico 2022 entrevistou até a última sexta-feira, 23, 89 milhões de pessoas em todo o país, algo em torno de 40% da população. Em campo desde o dia 1º de agosto, o Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é a pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil, pois é o único trabalho censitário que visita todos os domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional. Ao todo, 183 mil recenseadores estão trabalhando na campanha, cuja data de encerramento está prevista para o dia 31 de outubro.

No entanto, muito mais pode ser feito para a conclusão dessa pesquisa de extrema relevância para a melhoria da sociedade brasileira. Para se ter uma ideia, durante o último Censo, realizado em 2010, 92 milhões de pessoas foram recenseadas apenas no primeiro mês de operação, número equivalente a 48% da população no período, ou seja, o resultado obtido em apenas 30 dias em 2010 ainda não foi sequer atingido com quase dois meses de campanha em 2022.

Como funciona

São aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos e que leva em torno de 5 minutos para ser respondido; e o ampliado, com 77 perguntas que leva cerca de 16 minutos. O questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet. Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800-721-8181) respondem a dúvidas, prestam auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista.

Identificação dos recenseadores

Os recenseadores estão uniformizados com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800-721-8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR Code que leva à área identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

Qual a utilidade do Censo realizado pelo IBGE?

Além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024