Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
23 SET 2022
SAÚDE
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE PARA MENORES DE 5 ANOS DE IDADE ACONTECE NESTE SÁBADO E BUSCARÁ 637 CRIANÇAS AINDA NÃO VACINADAS

Neste sábado (24), a Diretoria Municipal de Saúde, em parceria com o Rotary Club de São Manuel, estará intensificando a Campanha de vacinação contra a Poliomielite para as crianças menores de 5 anos de idade.

A Campanha visa vacinar as 637 crianças com idade entre 1 a 4 anos, que deixaram de tomar a dose da vacina contra a poliomielite.  O quadro apresentado pela Diretoria de Saúde preocupa, já que temos 70% da faixa etária entre 1 a 4 anos imunizada, e um déficit distribuído da seguinte maneira:

- Com 1 ano de idade, de um total de 492 crianças, 358 foram vacinadas, ou seja, 27,23 % não foram vacinadas;

-Com 2 anos de idade, de um total de 543 crianças, 383 foram vacinadas, ou seja, 29,47% não foram vacinadas.

-Com 3 anos de idade, de um total de 543 crianças, 340 foram vacinadas, ou seja, 37,39% não foram vacinadas;

-Com 4 anos de idade, de um total de 543 crianças, 403 foram vacinadas, ou seja, 25,71% não foram vacinadas.

No próximo sábado (dia 24) haverá um posto fixo de vacinação na Policlínica “Dr. Plinio Aristides Targa Filho”, que funcionará das 9 às 16 horas, com atrativos para a criançada que comparecer, com a distribuição de algodão doce, pipoca e diversão no pula-pula.

Também haverá vacinação itinerante nas vilas São Geraldo e Rica, das 9 às 11 horas da manhã e no distrito de Aparecida e Jardim Santa Mônica, das 11 às 13 horas, onde um carro de som estará anunciando o local onde a vacinação irá acontecer, em determinado ponto da rua do bairro.

A vacinação contra a Poliomielite será indiscriminada para crianças de 1 a 4 anos. Todos nessa faixa etária de idade devem receber a dose da vacina (duas gotinhas!).

As crianças que irão receber a dose da vacina devem comparecer aos locais anunciados com a carteirinha da vacinação em mãos, acompanhadas por um responsável.

A Diretoria Municipal de Saúde em parceria com o Rotary Club de São Manuel se unem nessa ação, que visa aumentar a adesão das crianças a vacinação contra a Poliomielite, que após ser erradicada no País, dá sinais de que poderá voltar, causando sérios problemas físicos as nossas crianças, deixando-as inclusive paraliticas.

Alguns pais estão resistentes a autorizar seus filhos a receberem a dose da vacina contra a Polio, que protege contra a paralisia infantil.

A Diretoria de Saúde vem trabalhando de todas as formas para que o maior número possível de crianças seja vacinada. Já entrou em contato com os pais e responsáveis e esteve nas escolas públicas e privadas do Município; já promoveu o Dia D de vacinação e mesmo assim, não atingiu a meta desejada; por irresponsabilidade dos pais ou responsáveis, que insistem em não levar ou autorizar seus filhos com idade inferior a 5 anos de idade, tomarem as gotinhas da vacina.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024