19 SET 2022
Cadastro Único não atualizado pode acabar causando a exclusão do Auxílio Brasil.
Atualização agendada para o Distrito de Aparecida teve baixa adesão

A Diretoria Municipal de Promoção Social, através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do setor do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), está realizando de forma continuada a “Campanha de Atualização do Cadastro Único -CadÚnico” -Aprimoramento da Gestão Municipal do Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal nos bairros, facilitando o acesso da população que está com o cadastro desatualizado. Na última sexta-feira (16) essa atualização foi feita na Unidade de Atendimento Múltiplo no distrito de Aparecida de São Manuel, com baixa procura da população atendida.
O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo federal e estadual para a inclusão de famílias de baixa nos Programas Sociais e as pessoas que não estiverem seguindo as regras do programa podem ter o benefício suspenso a qualquer momento. Os programas contempladas são:
Programas do governo federal: Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE),Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre outros benefícios.
Programas do governo estadual: ação jovem, renda cidadã, viva leite, entre outros
Todos os atendidos pela Assistência Social devem estar cadastrados e ter NIS (Número de Identidade Social)

O que acontece se não atualizar?

Se você for beneficiário de qualquer benefício do governo federal, estadual ou municipal ele será cancelado, se não estiver atualizado.

Não deixe que isso aconteça, faça sua atualização cadastral com urgência.
As principais causas de suspensão:
-Informações não verdadeiras enviadas para o sistema;
-Falecimento de algum membro da família;
-Ser excluído por causa de uma decisão judicial;
-Omitir informações no Cadastro Único;
-Negar algum tipo de informação por parte da família;
-Se alguma inconsistência aparecer e não for possível encontrar a família dentro do período de 48 meses ou mais, contabilizados a partir da inclusão ou atualização mais recente.
O Cadastro Único é uma base de dados que o Governo federal utiliza para alimentar os programas federais, estaduais e também os municipais. As famílias que tem interesse em se inscrever precisam saber que é necessário apresentar um renda mensal de no máximo meio salário mínimo per capita, ou melhor dizendo, cerca de R$ 606,00 ou até  três salários mínimos como renda familiar. Isto é, R$ 3.636,00.
Também é necessário ter pelo menos uma pessoa responsável pela família que possa responder a algumas perguntas do cadastro.
Essa pessoa precisa residir com a família, morar na mesma casa e ter a idade correspondente a 16 anos ou mais. O responsável pela família, de preferência mulher, precisa apresentar o CPF ou Título de Eleitor.

Como atualizar meu Cadastro Único?
É importante que você leve em mãos todos os documentos pessoais de todos os familiares que moram em sua casa:
 Comprovante de Endereço atual (conta de água ou luz)
-  CPF
-  RG ou Certidão de Nascimento ou Casamento
-Carteira de Trabalho
-Holerite
-Se for aposentado, pensionista, receber BPC ou qualquer outro benefício trazer o comprovante
 -Declaração escolar a partir de 4 anos.

Locais de Atendimento para atualizar o CadÚnico:
CRAS- Rua Cel. Amando Simões, 484, fone 3812-4400 ramal 5014.
De 2ª. a 6ª. feira- das 8h00 às 11h30 e das 12h30 às 17h00.

Unidade de Múltiplo Atendimento – Distrito de Aparecida
Avenida Lídio Monteiro de Almeida, nº 1184, fone (14) 3841-2447
Às terças-feiras, das 9h00 às 11h30 e das 12h30 às 16h00.

Unidade de Múltiplo Atendimento- Vila São Geraldo
Rua Donata Raghi Gaglioti, 500- Vila São Geraldo, fone (14) 3841-4501.
Às quartas-feiras, das 9h00 às 11h30 e das 12h30 às 16h00.

Unidade de Múltiplo Atendimento- Cohab II
Rua Pedro Celandroni, 101- Cohab II, fone (14) 3812-4400, ramal 5025