19 SET 2022
Pousada da Colina recebe R$ 65.000,00 em emendas impositivas.
Em reunião realizada na Prefeitura Municipal na manhã desta segunda-feira (19) o prefeito Ricardo Salaro, acompanhado, da Diretora da Promoção Social Lilian Fusco, do Diretor de Finanças, Natalino Medolago e do Diretor de Comunicação Tony Forti, liberou mais R$ 65.000,00 para os pagamentos das emendas impositivas apresentadas pelos Vereadores, para o exercício de 2022, provenientes da Diretoria da Promoção Social. Estiveram presentes também o Presidente da Pousada da Colina, Adriano Dálio e os vereadores André Moscatelli e Rubens José da Silva.
A entidade beneficiada nesta segunda-feira foi a Pousada da Colina, através das emendas impositivas apresentadas pelos vereadores: Rubens José da Silva (R$ 10 mil), Charles Ribeiro (R$ 10 mil), Paulo Zaparolli (R$ 10 mil), Airton Morrão (R$ 10 mil), Ricardo Motorista (R$ 15 mil) e André Moscatellli (R$ 10 mil).
Este é o primeiro ano que o pagamento das emendas parlamentares impositivas está sendo realizado em São Manuel pela Administração Municipal. No ano passado foi apresentada e aprovada na Câmara Municipal, uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município (LOM nº 31/2021) que permitiu aos Vereadores apresentarem emendas impositivas, que constaram do Orçamento Municipal e estão sendo pagas pelo Executivo.
Cada Vereador pode indicar quando da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) R$ 110 mil reais, sendo 50% deste valor (R$ 55 mil), obrigatoriamente destinado à Saúde. O valor total das emendas é definido em Lei e corresponde a 1,2 % da receita líquida do ano anterior a elaboração do orçamento.
Valores liberados
O valor total das emendas impositivas pagas pela Administração Municipal às entidades do Terceiro Setor até a presente data soma R$-655.000,00 e já foram contempladas as seguintes entidades: Grupo de Assistência às Pessoas com Câncer de São Manuel (R$ 185.000,00), Comunidade Casa Pio (R$-95.000,00), Casa Santa Maria (R$-35.000,00), Vila Vicentina (R$-20.000,00), Instituição Maria de Nazareth (R$-20.000,00), Lar Anália Franco (R$-10.000,00), APAE (R$-225.000,00) e Pousada da Colina (R$ 65.000,00).  Os valores destinados foram provenientes da Diretoria da Promoção Social, com R$-440.000,00 e Diretoria de Saúde, com R$ 215.000,00.
“Hoje demos prosseguimento ao pagamento de mais emendas impositivas apresentadas por nossos vereadores, as nossas entidades do Terceiro Setor, que muito nos auxiliam na complementação do trabalho assistencial em prol das pessoas que necessitam, desde as crianças aos idosos, em nosso Município. Agradecemos a presença do Adriano Dálio, presidente da Pousada da Colina, que juntamente com os demais diretores realizam um trabalho digno, com muito carinho e respeito; um trabalho voluntário que deixa a população mais tranquila, que complementa aquilo que a Administração Municipal não consegue fazer”, disse o prefeito Salaro.
O presidente Adriano Dálio agradeceu ao executivo municipal e também a iniciativa dos vereadores, dizendo que o custo mensal da entidade ultrapassa os R$ 100 mil reais para o atendimento aos 54 idosos e que não sobram recursos para a manutenção. “Esse dinheiro é muito bem-vindo e queremos agradecer o prefeito Salaro e aos vereadores que indicaram essas emendas a Pousada da Colina”, disse o presidente.
Os vereadores Rubens da Silva e André Moscatelli também agradeceram ao prefeito municipal pela liberação das emendas e ambos destacaram a importância do atendimento e a acolhida da Pousada da Colina aos nossos idosos.
Das emendas impositivas para serem pagas no exercício de 2022, faltam ainda as da área da saúde, onde já foram pagas R$ 215.000,00 a APAE. Ainda nesta semana, novas emendas da saúde deverão ser pagas ao Hospital da Casa Pia São Vicente de Paulo.