Nos últimos dias 6 e 8 de fevereiro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com as Diretorias Municipais da Promoção Social e Saúde, Lar Anália Franco e Grafilar, realizou encontros com adolescentes, de 12 a 17 anos, referente à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que será celebrada no início do próximo mês.
Mais de 170 adolescentes participaram da ação onde foram abordados assuntos como: o conhecimento do corpo e da mente, relacionamento, autonomia de cada indivíduo, a gravidez, como evitar a gravidez indesejada, diálogo entre pais e filhos, métodos contraceptivos e etc.
Os encontros aconteceram no Centro de Extensão Comunitário da Vila São Geraldo e Centro de Convivência do Idoso – CCI e foram mediados pela assistente social judiciária, Bruna Carolina Bonalume, e pelas enfermeiras da rede básica de saúde, Letícia Toledo e Jaqueline Piovan.
Ao final de cada encontro, os adolescentes receberam uma cartilha informativa abordando o tema discutido. Tais cartilhas também foram distribuídas a toda rede socioassistencial.
Segundo a presidente do CMDCA, Miriam Roveres, a ação baseou-se na Lei Federal nº 13.798/2019, que, dentre outras coisas, propõe o desenvolvimento de ações voltadas à prevenção da gravidez na adolescência, visto o alto índice de incidência de adolescentes grávidas nos dias atuais.