08 AGO 2022
SAÚDE
CONTINUA MUITO ALTO O NÚMERO DE FALTOSOS EM CONSULTAS MÉDICAS, ODONTOLÓGICAS, ENFERMARIA, DENTRE OUTROS, AGENDADAS NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE

Faltosos terão que reiniciar o atendimento do zero

A Diretoria Municipal de Saúde e a Organização Social Pirangi que atuam nos atendimentos especializados nas Unidades de Saúde, Postos de Saúde da Família e na Policlínica de Especialidades e ainda nos mutirões de exames específicos disponibilizados, continuam preocupados com as altas taxas de faltosos verificadas nos agendamentos realizados (absenteísmo). Isto proporciona a geração de filas de espera e de certa forma, compromete a qualidade da assistência prestada no atendimento, para quem está necessitando de uma consulta médica. (Veja os dados dos últimos dois meses nos quadros).

Quem falta à consulta agendada e não desmarca e nem dá satisfação, acaba prejudicando aquelas pessoas que estão precisando do atendimento. Faltar e não desmarcar é considerado um ato de desrespeito ao próximo e aos profissionais que atuam na área de atendimento.

Quando você falta a uma consulta acaba privando outra pessoa do direito de receber cuidados médicos, que podem ser importantes para a detecção precoce de uma doença.

Alguns números apresentados nos quadros abaixo, preocupam.

As faltas a consultas médicas, odontológicas, de enfermaria e com outros profissionais da área da saúde agendadas, ocorrem em todas as especialidades e em todos as Unidades de Saúde da rede municipal.

As pessoas que agendam consultas e não irão podem comparecer, devem informar o Posto de Saúde em que fez o agendamento e desmarcá-lo, com antecedência, a fim de que outras pessoas, que necessitam, possam ser chamadas.

A Diretoria Municipal de Saúde recentemente modificou o protocolo.  Quem faltar a uma consulta agendada, sem dar satisfação prévia, vai reiniciar o atendimento, se achar necessário, tudo do zero; ou seja, terá que passar pela Unidade de Saúde de referência e começar todo o processo novamente.

Números preocupantes

A Diretoria de Saúde divulgou o número de atendimentos e faltosos dos meses de junho e julho, cuja média total ficou em torno de 28%.

No mês de junho no atendimento odontológico, as Unidades de Vila Rica com 58% e Santa Mônica com 57%, foram as campeãs de faltas, onde no total tivemos 670 atendimentos, com 242 faltas, que refletiram em 36% do total do absenteísmo. Já no atendimento de enfermaria, no mês de junho, tivemos um total de 302 atendimento, com 124 faltas no total (41%), sendo que a Unidade do Vila Rica com 54% e, Dr. Raphael Lhamas Franco com 50% apresentaram os números mais expressivos de faltas. Nas consultas médicas, ainda em junho, tivemos 2039 atendimentos, com 496 faltas (24%), sendo Aparecida com 45% e Santa Mônica com 31%, as que apresentaram o maior número de faltosos. O atendimento com outros profissionais na Policlínica, tinha agendado 669 pacientes e 185 compareceram (28%)

No balanço geral de junho, estavam agendadas 3.680 consultas e tivemos 1.047 faltas, ou seja, 28% das pessoas deixaram de comparecer.

O mês de julho não foi diferente. No atendimento odontológico, 622 pessoas estavam agendadas e 260 não compareceram (42%), sendo as Unidades mais faltosas a do distrito de Aparecida (60%) e Santa Mônica (50%).  No atendimento de enfermaria deveríamos ter 322 atendimentos e 114 faltaram (35%), sendo o Postão com 60% e as Unidades do Vila Rica e do distrito de Aparecida com 48% cada, os maiores índices de não comparecimento.    As consultas médicas agendadas eram 3.353 e 799 pessoas não compareceram (24%), sendo Aparecida com 45% e Santa Mônica com 31% as campeãs em faltas.  Outros atendimentos que são realizados na Policlínica, por outros profissionais da área da saúde, tinham no agendamento 660 pessoas e 228 não compareceram (35%).

O balanço de julho, em número absolutos, computando o atendimento em toda a rede municipal de saúde, não difere, na média, do mês de junho, onde deveriam ter sido realizadas 4.957 atendimentos e tivemos 1401 faltosas; ou seja, 28%.

Contatos

Os telefones para contatos com antecedência, junto aos Postos de Saúde se você não puder comparecer a uma consulta ou atendimento agendado são os seguintes:

Posto de Saúde Central (CSII-Postão) - 3841-2000

Posto de Saúde (Aparecida de São Manuel) - 3841-2550

Posto de Saúde (Cohab I) - 3841-4702

Posto de Saúde (vila São Geraldo) - 3841-4703

Posto de Saúde (vila Rica) - 3841-5351

Posto de Saúde “Dr. Raphael (CDHU I) - 3842-2525

Posto de Saúde (Santa Mônica) - 3841-4602

Ambulatório de Saúde Mental (vila Ayres- Aparecida) - 3841-5329.

Policlínica de Especialidades “Dr. Plinio Aristides Targa Filho”- 3812-4400 (ramal 5034)