Profissionais da saúde de São Manuel e Avaré começaram a receber a vacina contra a dengue como parte de uma ação organizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com o Ministério da Saúde. A iniciativa integra a estratégia estadual e federal de enfrentamento à doença, com foco na proteção dos trabalhadores da linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo deu início, no dia 23 de janeiro de 2026, à aplicação da vacina Butantan-DV, imunizante 100% nacional desenvolvido pelo Instituto Butantan. A vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue e, neste primeiro momento, está sendo destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde.
Em São Manuel, a ação aconteceu na semana passada e contemplou agentes e profissionais da saúde que atuam diretamente no atendimento à população. A vacinação está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos próprios municípios onde os profissionais exercem suas funções, facilitando o acesso e garantindo maior adesão.
A distribuição antecipada da vacina faz parte de uma estratégia para proteger os profissionais que estão diariamente expostos e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução da circulação do vírus nos territórios, enquanto o imunizante avança no processo de incorporação ao calendário nacional de vacinação.
A ação contou com a presença de importantes representantes da saúde estadual, como Lígia Nerger, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e Salete Carli Moreno, diretora do GVE CVI de Botucatu, reforçando a importância da iniciativa e o compromisso do Estado com a prevenção da dengue e o fortalecimento da rede pública de saúde.
-
Fotos: Thallisson Colins