Prefeitura Municipal de São Manuel - SP
Acompanhe-nos:
24 JUN 2022
PRIMEIRA TURMA DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ RECEBE CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO.
Na noite do último dia 23, no teatro municipal “Alberto Pampado” ocorreu a formatura da primeira turma do programa “Jovem Aprendiz”, desenvolvido em São Manuel, através de uma parceria, que contou com as participações da Prefeitura de São Manuel, da Usina São Manoel, da empresa Bruno Moldes e do Senai de Botucatu.
Estiveram presentes na cerimônia de entrega dos Certificados aos formandos, o prefeito Ricardo Salaro, os diretores municipais Edinho Baptistão (Indústria e Comércio), Tony Forti (Comunicação), Natalino Medolago (Finanças), Lilian Fusco (Promoção Social), Jo Fuim (Gabinete), Patrícia Rossanesi (Saúde); o Presidente da Câmara, Antonio Benetti Junior acompanhado do vereador Charles Ribeiro; da Usina São Manuel, o Diretor Dr. Moacir Fernandes (foi escolhido o paraninfo da turma) e o Gerente Silvio Nicoletti, da Bruno Moldes, Jonson de Oliveira e do Senai, Fábio Rocha (Diretor da escola de Botucatu), Marcos Antonio Escareli (Coordenador Pedagógico) e os docentes Mário Franco Amaral Junior e André Treza.
Iniciaram o projeto 26 aprendizes da cidade (divididos entre 50% entre alunos e alunas), sendo 25 pela Usina São Manoel e 1 pela empresa Bruno Moldes.  A carga horária foi de 800 horas que forma cumpridas em salas de aula e nas empresas, divididas em 4 horas diárias presenciais em aulas teóricas e 4 horas em aulas práticas nas empresas, onde cada participante recebeu um salário mínimo mensal, com direito aos benefícios como férias, 13º salário, FGTS e vale transporte.  Os alunos foram qualificados no Curso denominado de CAI-Mecânico de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão.
Em sua fala aos alunos do curso, o prefeito Salaro fez questão de afirmar que o programa ofereceu uma oportunidade única para aqueles, que demonstraram a vontade de se capacitar profissionalmente, saindo na frente de outros que estão à procura de uma vaga no concorrido mercado de trabalho. “Vocês abraçaram essa oportunidade que poucos tem, na busca por um emprego, aprendendo a respeitar cada um.  Sem dúvida, aqueles que persistirem, se dedicarem e tiverem vontade de crescer, irão aproveitar da melhor maneira possível essa oportunidade. Importante ainda destacar, o apoio que receberam dos familiares, que sem dúvida, fez a diferença para que seus filhos não desistissem ”, disse o prefeito.
Na mesma linha, o Diretor de Indústria e Comércio, reforçou a fala do prefeito Salaro e disse que esse trabalho não irá parar por aí.  “Nós não iremos desistir de vocês, somos teimosos e a cada ano iremos trabalhar para formar novas turmas para o mercado de trabalho”, disse Edinho Baptistão.
Falando como paraninfo escolhido pelos formandos, Dr. Moacir Fernandes, Diretor de Administração da Usina São Manoel destacou que é importante que todos se dediquem ao máximo, quando surgir uma oportunidade de trabalho, doando toda a sua capacidade, sempre disposto a apreender, a receber críticas e elogios, quando necessárias.
Falando em nome do Senai, o diretor Fábio Rocha destacou a importância da realização do curso em São Manuel e agradeceu a Prefeitura Municipal e as empresas Usina São Manuel e Bruno Moldes, que acreditaram na importância da instituição. “A conquista que esses jovens alcançaram hoje, permanecerá para sempre em suas vidas, como bem de extremo valor.  Essa vitória só foi possível graças ao esforço e dedicação dos jovens e também dos familiares que incentivaram durante todo esse período, apoiando essa trajetória”, disse o Diretor.
O orador escolhido pelos formandos para representá-los na solenidade foi Ricardo Amato Gonçalves e o aluno destaque, que apresentou os melhores resultados no aproveitamento escolar foi Bruno Santos Ronsini, que recebeu do Senai uma placa de reconhecimento.
JOVEM APRENDIZ
A Lei nº 10.097 de dezembro de 2000, conhecida como a Lei da Aprendizagem, e a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT dão as bases e diretrizes dos direitos e deveres dos jovens aprendizes.
Essas leis, permitem a capacitação profissional dos jovens em busca do primeiro emprego com carteira assinada, aliando aulas teóricas na formação em alguma área específica industrial e prática em empresas.
O programa iniciou em 2005 e já formou mais milhares de aprendizes. Enfim, o objetivo do programa é trabalhar duas vertentes simultaneamente:
Especializar o jovem através da educação teórica, que é o curso oferecido pelo SENAI;
Proporcionar conhecimentos práticos, através do trabalho prático em empresas parceiras.
Desta forma, através do Programa de Aprendizagem, o jovem adquire os conhecimentos e a experiência que o mercado exige.
Os resultados são tão positivos, que como resultado, boa parte dos estudantes são absorvidos pelas empresas como funcionários efetivos ao término do contrato de aprendiz.
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024