13 MAI 2022
CMDCA CONVIDA POPULAÇÃO PARA PARTICIPAR DE PALESTRA, EM 18 DE MAIO, SOBRE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de São Manuel, em parceria com a Diretoria Municipal de Promoção Social  realiza na próxima quarta-feira, 18 de Maio, às 19h00, a Palestra Formativa “18 de Maio – Faça Bonito – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O evento acontece no Salão Nobre da Escola Estadual “Dr. Manuel José Chaves” (Instituto) e a entrada é gratuita.

Esta ação visa marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, rememorado anualmente em 18 de Maio, com a oferta de uma capacitação profissional aos técnicos da Rede Municipal de Educação, da Política de Assistência Social e a demais operadores do Sistema de Garantia de Direitos, objetivando identificar e prevenir situações de violência sexual contra crianças e adolescentes de nossa cidade.

Para tanto, a palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Fausi dos Santos, doutor em Educação Sexual na linha de pesquisa em Sexualidade, Cultura e Educação Sexual pela UNESP de Araraquara (SP), sendo um referencial em sexualidade humana, que transmitirá seu conhecimento de forma clara e objetiva aos participantes.

“Convidamos toda a comunidade são-manuelense a participar em peso deste evento formativo sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, pois somente com informação de qualidade poderemos combater este mal que atinge nossas crianças e adolescentes ainda hoje.”, ressaltou o presidente do CMDCA, Renato Bragiato.

18 DE MAIO – FAÇA BONITO

A data 18 de maio é marcada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados: foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.